Como acabar com a dor nas costas durante o período de estudos?

Horas com a cabeça baixa nos livros, o excesso de peso nas mochilas e bolsas e até a postura para se sentar na frente dos computadores são alguns dos fatores que contribuem para que muitos estudantes tenham em algum momento durante o período de estudos dor nas costas.

Você sabia? Segundo dados da OMS, 80% das pessoas no mundo sofrem, ou sofrerão ao longo da vida, com algum tipo de dor nas costas!

Dicas para melhorar e evitar as dores nas costas

Algumas dicas podem evitar que a dor nas costas apareça, porque dores, qualquer uma que seja, pode ser um impedimento para aproveitar 100% os estudos e até afetar o rendimento. 

Escolha uma cadeira confortável

A primeira dica é escolher uma cadeira bem confortável para os estudos. A cadeira é um item indispensável para turbinar o espaço de estudos e driblar a dor nas costas. De preferência, escolha uma cadeira com braço, almofadada e com encosto de cabeça.

Faça alongamentos

Você sabia que alongamentos previnem não apenas a dor nas costas, mas incômodos em geral? Se você estiver com os músculos que compõem a parte de trás do corpo bem alongados, você pode evitar (e muito) a incidência e a intensidade das dores nas costas.

Lembre-se de também buscar praticar atividades físicas regularmente, pois o exercício físico moderado consegue fortalecer a musculatura das costas e evitar novas dores.

Posicione corretamente o monitor do computador

A posição da tela do computador também pode ser um fator de risco para que as dores nas costas apareçam, além de outros incômodos como dor nos olhos e no pescoço.

A altura ideal do monitor é na altura dos olhos e caso você tenha um notebook, uma dica é instalar um teclado externo e “subir” o monitor com um suporte para que a tela fique na altura do seu olhar.

Diminua o peso desnecessário na mochila

A mochila nunca deve ter um peso superior a 10% do peso corporal do estudante, então, tire o excesso de livros e outros pertences que você não usa com frequência da mochila, mantendo apenas o essencial.

Outra dica é utilizar mochilas que possuem alças mais largas para que o peso fique mais distribuído quando você a carrega ou até mesmo utilizar um tablet ou um Kindle, que você pode carregar todos os livros em um lugar só.

Atenção a postura

Além de todas essas dicas, é importante estar atento a sua postura. É muito fácil relaxar na postura quando está na frente de um computador ou usando o celular, por isso, fique atento(a) nos momentos em que sua postura fica mais “desleixada” e corrija sempre que puder, isso pode evitar que as dores nas costas apareçam!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.