Como a ansiedade afeta os estudos?

Saiba quais são os efeitos colaterais que a ansiedade provoca nos estudos.

Entender como a ansiedade afeta os estudos pode ser um bom ponto de partida para lidar com a situação. Afinal, será possível avaliar quando a ansiedade está aparecendo mais intensamente no dia a dia do estudante, viabilizando um caminho mais tranquilo e sereno.

Por isso, trouxemos algumas informações que podem ser úteis para você levando em conta esses pressupostos. Acompanhe a seguir e fique por dentro.

Como a ansiedade afeta os estudos?

A ansiedade afeta os estudos de diversas maneiras diferentes, a depender do grau de ansiedade que o aluno sente.

Dessa maneira, considere as questões abaixo como algo amplo, mas avalie a sua situação baseando-se no quanto você tem se sentido ansioso nos estudos e, lembre-se de buscar ajuda se necessário. Veja:

1- Pode atrapalhar a memória de curto prazo

Quando nos sentimos extremamente ansiosos, o nosso corpo tende a produzir substâncias químicas em nosso cérebro, impactando na nossa forma de absorver novas informações.

Isso, portanto, pode impedir que a nossa memória de curto prazo faça um bom trabalho e, consequentemente, tenhamos efeitos negativos em nossa aprendizagem.

2- Impacta na concentração e no foco

Quem nunca se sentiu tão ansioso a ponto de simplesmente não conseguir manter o foco na atividade que estava fazendo? Pois é.

De maneira metafórica, podemos ver a ansiedade como o “excesso de futuro”, enquanto que a depressão é o excesso de passado, e o estresse o excesso de presente. Assim sendo, se a ansiedade ancora a nossa mente no futuro (mesmo que seja um futuro impossível), automaticamente temos mais dificuldades para focar no aqui e agora.

3- Aumenta a insegurança com relação ao futuro

Seguindo o gancho do que apontamos acima, toda a insegurança vivida em uma crise de ansiedade também pode promover mal-estares com relação ao futuro estudantil.

Você pode se sentir impotente diante de todas as tarefas pendentes, acreditando que não conseguirá finalizar o que precisa ser feito.

Essa sensação pode acarretar em diversos efeitos negativos na vida de qualquer pessoa, como:

  • Medo de tomar uma decisão;
  • Não terminar um trabalho por medo de ser insuficiente;
  • Sentir-se incapaz de ir adiante;
  • Desejo de desistir;
  • Entre outras possibilidades.

4- Emoções negativas podem aumentar a chance de desistência

A emoção negativa que surge com a ansiedade afeta os estudos a partir do momento em que ela passa a ser nutrida pelo estudante. Quanto mais acredita-se que o futuro é ruim e que não trará bons resultados, maiores são as chances de desenvolver um desejo pela desistência.

Afinal, se o futuro for ruim, para quê segui-lo? Esse pode ser o pensamento de muitos ansiosos!

Por isso, e por tantos outros motivos, que é de suma importância buscar ajuda e assim cuidar da saúde mental de maneira efetiva. Não negligencie o que você está sentindo, se a ansiedade afeta os estudos de maneira intensa, ou até mesmo leve, busque auxílio.

Você pode encontrar esse suporte na psicoterapia, por exemplo. Não se deixe de lado.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.