Comef mantém o ACCPBrasil em 0%

O ACCPBrasil segue em 0%, de acordo com informações do BCB sobre a decisão do Comef. Saiba mais detalhes!

O Adicional Contracíclico de Capital Principal relativo ao Brasil segue em 0%, de acordo com informações do Banco Central do Brasil (BCB) sobre a decisão do Comitê de Estabilidade Financeira (Comef).

Comitê de Estabilidade Financeira (Comef) mantém o ACCPBrasil em 0%

Em reunião realizada no dia 26 de maio de 2022, o Comitê de Estabilidade Financeira (Comef) decidiu manter o valor do Adicional Contracíclico de Capital Principal relativo ao Brasil (ACCPBrasil) em 0% (zero por cento), fixado pelo art. 3º da Circular nº 3.769, de 29 de outubro de 2015. 

Conforme informações do Banco Central do Brasil (BCB), o Comitê de Estabilidade Financeira (Comef) emitiu a seguinte nota ao público:

Comitê de Estabilidade Financeira (Comef) mantém Adicional Contracíclico de Capital Principal relativo ao Brasil em 0% (zero por cento)

Em sua 49ª reunião, o Comitê de Estabilidade Financeira (Comef) manteve o Adicional Contracíclico de Capital Principal relativo ao Brasil (ACCPBrasil) em 0% (zero por cento), fixado pelo art. 3º da Circular nº 3.769, de 2015. A decisão seguiu os princípios e objetivos do Comunicado nº 30.371, de 30 de janeiro de 2017.

Enfrentamento da materialização de riscos

O Comitê de Estabilidade Financeira (Comef) considera que o sistema financeiro está preparado para enfrentar a materialização de eventuais riscos. 

A carteira de crédito segue com bom desempenho – a despeito de um aumento marginal na proporção de ativos problemáticos em linhas de maior risco concedidas a pessoas físicas –, as provisões para perdas de crédito e os níveis de liquidez e de capital dos bancos estão adequados. 

Efeitos imediatos no Sistema Financeiro Nacional (SFN)

Diante da reduzida exposição cambial e da pequena dependência de funding externo, a exposição do Sistema Financeiro Nacional (SFN) aos efeitos imediatos das atuais tensões internacionais é baixa.

O Comitê de Estabilidade Financeira (Comef) verificou que o crédito continua crescendo nas diversas modalidades e os preços dos ativos têm se comportado em linha com os fundamentos econômicos. 

Redução da renda e a liquidez bancária

Diante dos riscos relacionados à atividade econômica e à redução da renda disponível para o pagamento de dívidas das famílias, é importante que os bancos sigam preservando a qualidade das concessões.  

Os bancos em geral mantêm voluntariamente capital e liquidez em níveis superiores aos requerimentos prudenciais. A suficiência do capital e liquidez é atestada por análises e testes de estresse. Os testes são avaliados nas reuniões do Comitê de Estabilidade Financeira (Comef) e divulgados em sua Ata e no Relatório de Estabilidade Financeira (REF).

ACP Conservação

No último mês de abril foi concluído o processo de restabelecimento da parcela Adicional de Conservação de Capital Principal (ACPConservação), que retornou ao patamar de 2,5%.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.