Coloque um copo dessa mistura bomba nas plantas e elas irão explodir em flores

Confira o melhor truque para suas plantas ficarem floridas

Se você é um “pai” ou “mãe” de plantinhas, precisa conhecer o milagre que um copo dessa mistura bomba pode fazer por elas. Afinal de contas, sabemos que são necessários muitos nutrientes para deixar as plantas fortes, saudáveis e, claro, lindas.

Por isso, hoje trouxemos a receita de uma mistura maravilhosa, fácil de fazer e de aplicar e que ainda leva apenas elementos orgânicos. Sendo assim, não deixe de ler até o final se quiser turbinar as suas plantinhas!

Coloque um copo dessa mistura bomba nas suas plantas

Ter um jardim exuberante repleto de flores vibrantes é o sonho de muitos amantes da jardinagem. E se eu te dissesse que a chave para esse espetáculo de cores e fragrâncias está ao alcance das suas mãos, na forma de ingredientes simples encontrados na sua cozinha?

Veja a seguir os compostos que usaremos nessa mistura e os benefícios que eles podem trazer para a floração das suas plantinhas.

mistura bomba nas plantas e elas irão explodir em flores - Reprodução Canva
mistura bomba nas plantas e elas irão explodir em flores – Reprodução Canva

1. Casca de banana

A casca de banana é uma fonte rica de potássio, um nutriente essencial para o desenvolvimento saudável das plantas. Sendo assim, este composto auxilia na formação de flores e frutos, fortalecendo as plantas contra doenças e pragas.

Inclusive, você pode usá-las sozinhas para fortalecer suas plantas. Contudo, ao juntá-las com outros ingredientes para fazer um copo dessa mistura, você potencializa os efeitos.

2. Casca de ovos

Ricas em cálcio, as cascas de ovos são um valioso complemento para fortalecer a estrutura das plantas. Afinal, o cálcio é crucial para prevenir deficiências que podem levar a distúrbios no crescimento e na formação de flores.

Seque bem e triture as cascas de ovos antes de adicioná-las ao solo para facilitar a decomposição e a absorção pelos vegetais.

3. Ossos: um copo dessa mistura bomba suas plantas

Ossos moídos são uma excelente fonte de fósforo, vital para estimular o enraizamento e o desenvolvimento de flores. Além disso, eles liberam lentamente nutrientes no solo, proporcionando uma nutrição contínua às plantas. Antes de utilizar ossos, é recomendável moê-los para facilitar a decomposição. Ou ainda, você pode ferventá-los e utilizar o caldo resultante nessa mistura.

4. Borra de café

A borra de café é rica em nitrogênio, um elemento essencial para o crescimento verde e exuberante das plantas. Além disso, ela ajuda a acidificar o solo, beneficiando plantas que preferem um ambiente mais ácido.

Misture a borra de café com o solo ou adicione-a à compostagem para criar um adubo equilibrado.

5. Cascas de vegetais: junte tudo para fabricar um copo dessa mistura

As cascas de vegetais, como as de cenoura e batata, são ricas em nutrientes essenciais para o crescimento saudável das plantas. Em vez de jogá-las fora, adicione-as à sua mistura de adubo para fornecer uma variedade de nutrientes, promovendo um solo equilibrado e plantas vibrantes.

Como fabricar o adubo

Para criar a mistura bomba que fará suas plantas explodirem em flores, siga esta simples receita utilizando as quantidades certas dos compostos dos quais já falamos.

  1. Casca de banana:
  • 3 a 4 cascas cortadas em pedaços pequenos;
  1. Casca de ovos:
  • Casca de ovos de 3 a 4 ovos, previamente lavadas e trituradas;
  1. Ossos:
  • 1/2 xícara de ossos de galinha ou porco moídos;
  1. Borra de café:
  • 1 xícara de borra de café;
  1. Cascas de vegetais:
  • Cascas de vegetais, como cenoura e batata, equivalentes a 1 xícara.

Modo de preparo

  1. Triture as casca de banana:
  • Corte as cascas de banana em pedaços pequenos para acelerar a decomposição. Isso facilitará a absorção dos nutrientes pelas plantas.
  1. Prepare as casca de ovos:
  • Seque bem as cascas de ovos no forno ou ao sol e triture-as no processador ou liquidificador antes de adicionar à mistura. Desse modo, você garantirá uma decomposição mais rápida e eficaz.
  1. Moa os ossos:
  • Certifique-se de moer os ossos para aumentar a superfície de contato com o solo, facilitando a liberação lenta de nutrientes.
  1. Combine os ingredientes:
  • Em um recipiente, misture todos os ingredientes cuidadosamente. Dessa forma, faça uma mistura homogênea para garantir a distribuição uniforme dos nutrientes.

Coloque um copo dessa mistura bomba nas plantas

Após misturar os ingredientes, você só precisa de um copo dela para bombar suas plantas e fazê-las explodir em flores.

Assim, espalhe a mistura ao redor da base de suas plantas, evitando o contato direto com os caules. Para plantas em vasos, adicione a mistura à camada superior do solo.

Aliás, repita a aplicação a cada 2 a 3 meses, ajustando a quantidade conforme necessário.

Por fim, gostou das dicas? Agora coloque um copo dessa mistura bomba nas suas plantas e veja como elas vão florescer lindamente!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.