Quando é necessário colocar aparelho nos dentes?

Você sabe quando é necessário colocar aparelho nos dentes? Quais são as situações que requerem esse tipo de tratamento? Neste texto, listamos alguns cenários que podem necessitar desse tratamento ortodôntico, a fim de restaurar a mastigação, fala e até mesmo autoestima da pessoa. Acompanhe para saber mais!

Quando é necessário colocar aparelho nos dentes?

Antes de colocar aparelho nos dentes, é importante conversar com o seu dentista para que ele possa verificar o real problema presente na sua saúde bucal. Apenas ele terá os subsídios necessários para dar um parecer concreto se é adequado você fazer a instalação ou não.

As situações abaixo geralmente requerem esse tipo de tratamento, mas o ideal é conversar com o profissional para verificar as condições de saúde e idade do paciente, por exemplo.

Dito isso, vejamos algumas situações importantes que, normalmente, deve-se colocar aparelho nos dentes:

1. Dentes visivelmente desalinhados

Obviamente, pessoas que têm os dentes visivelmente desalinhados procurarão pelo atendimento do dentista. Afinal, o desalinhamento pode causar impactos na autoestima e atrapalhar a mastigação. Além disso, pode causar desconfortos, como boca seca, no caso de pessoas que têm dificuldade para fechar os lábios devido ao desalinhamento do dente, que o projeta para fora da boca.

2. Problemas com a mastigação

Os problemas com a mastigação também são um ponto que pode requerer o uso do aparelho dental. Afinal de contas, a alimentação saudável precisa de uma boa mastigação, e se a posição dos dentes porventura atrapalha esse processo, é importantíssimo conversar com um dentista.

3. Mordidas constante na língua ou bochechas

Se você sempre se acidenta mordendo a língua e/ou as bochechas, talvez seja interessante conversar com um dentista para investigar a situação com mais atenção. Às vezes, há algum dente que não está bem posicionado, o que acaba causando os acidentes de mordidas em locais inapropriados.

Além do mais, esse tipo de problema – de morder a parte interna da boca com frequência – pode reduzir a qualidade de vida, uma vez que a pessoa sempre terá algum incômodo, como uma afta por trauma, por exemplo. Por isso, buscar ajuda profissional é fundamental.

4. Crianças que possam vir a ter problemas bucais

Em alguns casos é necessário o uso de aparelho móvel (não fixado na boca) em crianças. Porém, pode ser que os sinais não sejam percebidos visivelmente pelos pais. Por isso, levar os pequenos ao dentista, pelo menos uma vez ao ano, é fundamental para investigar se é necessário intervir para prevenir disfunções bucais.

5. Espaçamento entre os dentes

O espaçamento entre os dentes também é um problema que pode causar incômodo nas pessoas. Por conta disso, se você percebe que fica com alimentos presos no meio dos dentes de uma forma frequente, e que há um espaçamento visível entre um dente e outro, é interessante buscar ajuda profissional.

Às vezes, o processo de colocar aparelho nos dentes e tirar pode ser mais rápido do que você imagina. Basta fazer a sua avaliação com um dentista qualificado.

Veja também: Como incentivar os cuidados com a saúde bucal na escola?

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.