Clientes do Itaú Iti relatam terem sido vítimas de golpe

Clientes da carteira digital Iti, do Itaú, relatam que foram vítimas de golpe e que suas contas foram movimentadas indevidamente. Nesse contexto, dois casos foram trazidos ao site Technoblog por e-mail e mais dezenas foram compartilhados em comentários de páginas na internet e em serviços de reclamação.

Os casos começaram a aparecer na última semana de julho. Em praticamente todos os casos a história se repete: os clientes percebem movimentações estranhas em seus cartões de crédito cadastrados na carteira Itaú Iti, como transferências para pessoas desconhecidas. E, ao tentarem entrar no aplicativo para verificação, não é possível acessar.

Ademais, o caso não pára por aí, acontecem ainda mais peculiaridades. Quando os clientes tentam recuperar o acesso à conta, os clientes percebem que o número do celular cadastrado não é mais o seu. Além disso, em vários casos, o DDD não é mais o mesmo da região onde o cliente mora. Os códigos de áreas mudam para diversas regiões nos casos relatados.

Movimentações indevidas demonstram se tratar de golpe

Uma das clientes que relataram os casos não quis se identificar, mas disse mais informações. A cliente conta que, na semana passada, tentou fazer uma compra com o cartão virtual do Itaú Iti e não conseguiu concluir a compra. No entanto, isso é normal, já que o aplicativo deleta cartões virtuais após 24 horas.

Dessa maneira, ao tentar entrar no app do Iti para gerar um cartão novo, ela se deparou com a conta bloqueada. Sendo assim, durante o procedimento para resetar a senha, um SMS foi enviado para confirmar a transação, mas a mensagem foi destinada a um número de telefone diferente do da cliente.

“Neste momento eu percebi que havia algo muito errado e também estranhei o fato de que, poucos minutos atrás, tinha recebido um SMS me avisando sobre a minha compra negada”, relata a cliente.

Ao entrar em contato com o banco Itaú para recuperar o acesso, ela descobriu sobre outras movimentações que haviam ser feitas, algumas de R$ 1.000. Ela conta que o atendente, então, bloqueou a conta e fez a primeira contestação do valor. No dia seguinte, a cliente conseguiu fazer a troca e colocar novamente seu telefone no cadastro. “Não sei como terceiros conseguiram fazer esta troca tão facilmente”, comentou.

Itaú Iti bloqueou transações por cartão

Na semana passada, alguns sites relataram que o Itaú Iti estava bloqueando transferências com essa forma de pagamento. Quem relatou os casos foram alguns sites que dão dicas de como ganhar milhas e pontos usando cartões de crédito. A empresa foi procurada e disse se tratar de uma “manutenção para adicionar melhorias e novidades ao serviço”.

Dessa maneira, foi enviada uma nota aos sites Passageiro de Primeira e Pontos de Voar. A nota foi enviada com estas palavras: “seus clientes podem contar com a segurança do Itaú para efetuar transações e demais operações disponíveis no app”.

Por fim, nos comentários dos dois postas, há mais relatos de transações indevidas e números trocados na conta do Itaú Iti. Um dos clientes que comentou no post diz que os golpistas até pediram uma segunda via do cartão físico para ser entregue em São Paulo, sendo que ele mora em Belo Horizonte.

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