Mar Cáspio: Tópicos que podem cair nas provas

O Mar Cáspio fica localizado entre a Europa e o oeste da Ásia, trata-se de um mar interior e fechado. Adotou-se o nome “Mar” devido a salinidade presente em suas águas. 

Devido sua relevância na região, questões sobre ele em vestibulares e no Enem podem surgir. Por isso, acompanhe o artigo e fique por dentro do assunto!

Principais características do Mar Cáspio

O Mar Cáspio é classificado como o maior lago de água salgada do planeta, com pelo menos 1000 km de comprimento e uma área estimada em 370 mil km². 

Além disso, possui profundidade média de 180 metros e sua maior profundidade pode chegar a 1000 metros, fica localizado a mais ou menos 30 metros abaixo do nível do mar, além de possuir volume de 78 km³. 

Contudo, mesmo sendo abastecido por rios de água doce, possui salinidade de 1,2%, correspondente a ? de sal presente nos oceanos e mares. 

O fato é explicado por pesquisadores que acreditam que milhões de anos atrás ele recebeu água dos mares Azov, Negro e Mediterrâneo. 

A saber, o Mar Cáspio está presente em cinco países; são eles:

  • Rússia
  • Turcomenistão
  • Cazaquistão 
  • Azerbaijão 
  • Irã

Mesmo que o Mar Cáspio possua ao menos 130 afluentes, o rio com maior destaque na sua alimentação é o rio Vouga, localizado em território russo. 

Ademais, vale destacar outros rios afluentes; como:

  • Ural
  • Terek
  • Sulak
  • Kura

Vale destacar também que o Mar Cáspio têm ao menos 50 ilhas e estima-se que vivem às suas margens 12 milhões de pessoas. 

Por isso, tornou-se uma importante via de navegação, tendo como principais atividades econômicas na região o turismo e a pesca. 

Problemas ambientais

O Mar Cáspio também é conhecido por ser rico em petróleo, gás natural e do peixe esturjão, “através dele se produz o caviar”, por isso acabou sendo muito explorado para extração dessas matérias. 

Contudo, segundo ambientalistas, a exploração descontrolada alterou profundamente a sobrevivência de milhares de espécies de animais e plantas. 

No entanto, no ano de 2015 os países circundantes do Mar Cáspio proibiram a pesca do esturjão. 

Vale destacar também que trata-se de uma das regiões mais importantes na extração de petróleo e gás natural do mundo, tendo como início a exploração em meados do século XIX. 

Por fim, a exploração foi um dos principais fatores pela poluição do Mar Cáspio, entretanto, o desenvolvimento de grandes cidades também tem parcela importante na poluição de suas águas.

E então, gostou de saber um pouco mais sobre o Mar Cáspio?

Não deixe de ler também – Geografia: Conheça os 3 tipos de rochas existentes.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.