Cirurgias de explante de próteses mamárias têm aumento no Brasil

photo-1605109015365-9921914f9eb0
Banco de Imagens: Unsplash

As próteses mamárias, sem dúvidas, ainda fazem parte dos sonhos de muitas mulheres, que não se sentem satisfeitas com as medidas naturais ou que após o emagrecimento ou amamentação, querem recuperar a autoestima através da cirurgia de implante.

Apesar da busca por esta cirurgia ser recorrente, uma forte tendência de explante também vem crescendo no Brasil, fazendo muitas mulheres repensarem sobre as necessidades do silicone.

O explante mamário, consiste na retirada da prótese de silicone e geralmente ocorre devido à mudança no estilo de vida da paciente, como também pelo acometimento de alguns sintomas sistêmicos.

Algumas influenciadoras digitais brasileiras já relataram sobre a decisão do explante do silicone dos seios, como por exemplo, a ex-BBB Amanda Djehdian, a Youtuber Evelin Regly, inclusive, a escritora e fundadora do movimento Corpo Livre, Alexandra Gurgel.

 

Motivos para a retirada do implante mamário

photo-1593309403498-ae9d059888ba
Banco de Imagens: Unsplash

O fato de algumas mulheres terem optado pela cirurgia de implante mamário ainda muito jovens, ganha destaque entre os processos de explante. Isso porque, visto a tendência, muitas acabaram optando pela cirurgia e hoje, já não consideram a utilidade do silicone em seus corpos.

Além da mudança do estilo de vida, outra grande recorrência da retirada das próteses é referente às possíveis consequências, que muitas delas trazem a vida da mulher.

Algumas mulheres relatam casos de rejeição e outras sequelas, após a realização da cirurgia de implante, como por exemplo:

  • Síndrome autoimune-inflamatória induzida por adjuvante
  • Transtornos emocionais
  • Rejeições

Outros motivos também estão relacionados ao processo de explante, que assim como na cirurgia de implante, deve ser realizado por cirurgião plástico.

 

Conheça a ASIA: Síndrome autoimune-inflamatória induzida por adjuvante

photo-1605108843007-d22a654cf81a
Banco de Imagens: Unsplash

Dentre as principais motivações para a retirada do silicone dos seios está à recorrência da Asia, a Síndrome autoimune-inflamatória induzida por adjuvante.

Tanto as influenciadoras destacadas acima, quanto grande parte das mulheres que recorrem ao explante, tinham como queixa em comum, alguns sintomas físicos e emocionais, que são associados a esta síndrome.

A Asia ou “doença do silicone”, como também é chamada é considerada rara, mas quando diagnosticada pode trazer os seguintes sintomas:

  • Ocorrências inflamatórias
  • Alterações em articulações ou na pele
  • Fadiga
  • Alterações visuais
  • Enxaqueca
  • Contratura
  • Rigidez
  • Distúrbios do sono
  • Queda de cabelo
  • Depressão

Ainda de acordo com especialistas, estes sintomas podem ser comuns em quadros de distúrbios hormonais ou doenças autoimunes, por isso, a avaliação médica é fundamental para o diagnóstico correto, e logo, para verificar se há necessidade de retirar o silicone.

Sobre o explante

A cirurgia de explante é considerada simples, desde que a paciente não apresente alterações na cápsula que envolve o implante.

O tamanho da mama também implica no grau de complexidade da cirurgia, visto que em pacientes com seios pequenos e sem quedas, o procedimento é considerado mais simples e leva apenas uma hora, aproximadamente.

Já em pacientes com seios grandes, o procedimento pode levar até três horas, já que também é realizada a remodelação da mama com o próprio tecido.

O mais indicado, seja para o explante como também, para o implante mamário é buscar sempre um profissional de confiança.

 

 

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.