Chefe agressivo: Como lidar com esse perfil de chefe?

Lidar com um chefe agressivo pode ser um desafio muito complicado para muitas pessoas. Ter que “suportar” as grosserias ou as reações exageradas do gestor não é nada agradável. Por isso, o melhor a se fazer é trabalhar a sua inteligência emocional e buscar ser franco com o seu chefe. E para que você possa tomar essas atitudes da melhor maneira, veja as nossas dicas no decorrer deste conteúdo.

Como lidar com um chefe agressivo

Para lidar com um chefe agressivo é preciso reconhecer em quais momentos a agressividade tem aparecido. Dessa maneira, você poderá manter a sua inteligência emocional em dia, não se deixando abalar pelas “explosões” da outra pessoa. Além disso, você também pode considerar os fatores abaixo:

1- Não rebata a agressividade e mantenha o equilíbrio emocional

Antes de qualquer coisa, não rebata a agressividade ou a grosseria que você recebe. “Bater de frente” pode tornar a situação ainda mais tensa, piorando a relação com o seu chefe. Porém, é claro que você não deve aceitar ofensas ou injustiças, mas, deve se expressar de maneira calma e tranquila. Isso pode fazer com que o chefe percebe a alteração dele, voltando para o tom de voz que você está usando.

Para conseguir agir dessa forma, no entanto, procure desenvolver o gerenciamento das suas emoções, garantindo que você saiba reconhecer quais sentimentos e sensações estão “se espalhando” pelo seu corpo, para poder pensar de maneira mais racional sobre a situação, não deixando que essas sensações comandem as suas ações.

2- Em um momento mais “calmo”, fale abertamente sobre o que lhe incomoda

Não tente querer ter a razão no momento do desentendimento. Mas sim, mantenha a calma e a postura enquanto ouve o que o seu chefe tem a dizer. Mais tarde, procure-o para apontar o que lhe desagradou, a fim de encontrá-lo mais equilibrado e pronto para receber um feedback seu.

Seja sincero e aponte quais atitudes têm sido negativas na sua relação com ele, mas ao mesmo tempo tenha o tato de não ofendê-lo ou agredi-lo da mesma forma que você foi atacado anteriormente, ok?

3- Demonstre empatia na hora de apresentar a sua posição para o seu chefe agressivo

Seguindo o ponto acima, demonstre empatia na hora de apresentar a sua posição diante da situação. Por exemplo, você pode começar o diálogo falando que “compreende por que o chefe está irritado”, mas que esse sentimento explosivo pode estar atrapalhando os resultados do negócio.

Nunca aponte uma “falha” sem antes se colocar no lugar da outra pessoa. Assim ela se sentirá mais acolhida, abrindo-se para as suas sugestões.

4- Busque ajuda em outras áreas da empresa, como no RH

Se mesmo depois de conversar com o seu chefe agressivo, nada mudar, busque ajuda no RH da sua empresa. Não tenha medo de apontar o que está acontecendo, pois é bem possível que a situação ainda se repita porque ninguém agiu diante disso.

Lembre-se de que o RH da empresa deve trabalhar em prol do bem-estar dos colaboradores, e você precisa demonstrar o que pode estar “tirando a sua paz” dentro da corporação. Buscar ajuda pode ser uma ótima saída para esse caso. Pense nisso!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.