CDB: vale mesmo a pena investir?

Veja os prós e contras desse tipo de investimento

Quem se aventura no ramo de renda fixa, certamente encontrará várias opções de CDB na “prateleira”. Embora muito atraente, esse tipo de investimento exige cautela. Saiba mais a respeito na matéria que o Notícias Concursos preparou nesta segunda-feira (25).

O que é CDB?

O CDB (Certificado de Depósito Bancário) é uma forma de os bancos levantarem seus próprios fundos para emitir empréstimos e pagar dívidas. Portanto, as instituições emitem títulos, pegam seu dinheiro para melhorias internas e até o usam para emprestar a terceiros a uma taxa de juros mais alta.

Para tanto, o banco emissor agregará algum valor para tornar esse investimento atraente. Portanto, a maior parte dessas aplicações está atrelada a CDI, percentual ou inflação (IPCA).

Detalhes para prestar atenção

Ao se pensar no Certificado de Depósito Bancário, você deve se perguntar em quanto tempo o dinheiro poderá ser usado. Isso porque o CDB possui um período de carência, que na maioria dos casos, varia de 180 dias a 5 anos. Portanto, você não pode resgatar o valor antes do vencimento. Mas, se conseguir vender no mercado secundário, pode obter um desconto no valor.

CDB
CDB: vale mesmo a pena investir? – Foto: Canva Pro

Além do vencimento, um fator importante do CDB é sua taxa de retorno. Quando a Selic está baixa, o ideal é investir naquelas com percentuais mais atrativos, como 120% ou 130% do CDI.

Em períodos de alta da Selic, alguns fundos de crédito privado podem ter rendimentos mais elevados do que o Certificado de Depósito Bancário, por isso é necessário fazer projeções. Além disso, no longo prazo, o CDB vinculado à inflação certamente gerará dinheiro, principalmente poder de compra.

Preste atenção também no custo, pois este também pode variar. Portanto, quando você investe por meio de corretoras que cobram altas taxas, elas afetarão seu valor final, que é o que não queremos. Portanto, busque investir em corretoras com tarifas baixas. Além disso, o CDB tem o valor de aplicação mais baixo na maioria dos casos. Assim, preste atenção a isso também!

O valor investido em CDB varia de estratégia para estratégia

Os investidores mais conservadores tendem a buscar um percentual maior no CDB. Ademais, os investidores mais ousados ??podem nem ter esses títulos em suas carteiras. Por se tratar de um período de carência, o ideal é nunca ultrapassar 50% da carteira. No entanto, é importante verificar sua estratégia.

Se o título estiver prestes a vencer, você pode aumentar a porcentagem e, se estiver apenas começando a investir seu dinheiro nesses ativos, poderá diminuir a porcentagem. O mercado tem muitas opções para esse tipo de título. Assim, você deve estudar cada emissor para aumentar a confiança. Dessa forma, o CDB é uma excelente forma de monetizar ativos de forma mais segura do que a renda variável.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.