Certificado de Depósito Bancário – A tributação do CDB
O CDB é a sigla para Certificado de Depósito Bancário. Trata-se de títulos ofertados por instituições bancárias. São muitas as ofertas de CDBs de todos os tipos, de várias instituições bancárias, com rendimentos diferentes.
Sendo assim, os bancos captam recursos pegando empréstimos de outras instituições e pessoas físicas, emprestando esse dinheiro cobrando taxas mais elevadas. Funciona como uma lógica de todas as aplicações.
Como funcionam as taxas do CDB?
O Certificado de Depósito Bancário não possui isenção do Imposto de Renda, como outros investimentos. Sendo assim, sobre o CDB incide a alíquota regressiva, ou seja, a porcentagem a pagar diminui conforme o dinheiro permanece investido.
No entanto, esse pagamento é recolhido na fonte. Assim sendo, o banco já desconta o imposto de renda quando o investidor realiza o resgate.
Tributação dos Certificados de Depósitos Bancários
A cobrança dos impostos do CDB é parecida com as demais aplicações de renda fixa. Sendo assim, a tributação ocorre da seguinte maneira:
- 22,5% sobre os rendimentos ocorridos até 180 dias após a aplicação
- 20% sobre os rendimentos ocorridos até 360 dias após a aplicação
- 17,5% sobre os rendimentos ocorridos até 720 dias após a aplicação
- 15% sobre os rendimentos ocorridos após 720 dias da aplicação
Imposto sobre Operações Financeiras
Além disso, há a cobrança do IOF, Imposto sobre Operações Financeiras. O IOF incide em caso de resgate anterior a 30 dias de investimento.
Sendo assim, para não pagar IOF sobre o seu CDB, basta deixar o valor aplicado por pelo menos 30 dias. Os impostos IOF e IR são calculados apenas sobre o rendimento da aplicação, e não sobre o total investido.
Valores variados para a compra dos títulos
O CDB possui títulos variados, recebendo aplicações a partir de R$ 10. Por essa flexibilidade, é uma opção viável para uma reserva de emergência.
Sendo assim, é uma opção viável para que reserve dinheiro mensalmente. Dentro de um planejamento financeiro é possível programar parcelas mensais para aplicar, por exemplo. Dessa forma, você fica com uma opção de investimento para diversificar a poupança.
Diversificação conforme seus objetivos
O CDB é um investimento de renda fixa com liquidez diária. Sendo assim, dentro de um planejamento, é uma opção de investimento para uma reserva de emergência. Ao passo que também pode investir pensando em longo prazo, como aposentadoria, diversificando os títulos CDBs.
Caso não resgate seu título CDB, na data do vencimento, o valor ficará disponível na sua conta, com todos os rendimentos.
É importante conhecer as opções de investimentos para que possa alcançar seus objetivos e deixar o seu dinheiro mais rentável.