Poupança: planejamento pessoal e fatores externos 

A viabilização de uma poupança requer planejamento pessoal para que possa lidar com fatores externos não controláveis. Veja dicas!

Pode ser importante que você elabore um planejamento financeiro de modo que você obtenha uma poupança como o resultado de um processo que foca em mudanças de paradigmas e comportamentos.

Muitas pessoas ficam aquém de suas capacidades, considerando suas metas pessoais, por ausência de um planejamento financeiro; o que é compreensível, já que não é uma cultura nacional que as pessoas planejem suas finanças.

Poupança: planejamento pessoal e fatores externos 

Além disso, os fatores externos não controláveis impactam diretamente na rotina financeira do cidadão. Por isso, é importante que faça um planejamento financeiro, ainda que a sua situação atual não seja positiva.

Lembre-se de que ao realizar um planejamento financeiro você está apenas formalizando algo que está acontecendo na sua vida. Por isso, é mais importante que você pegue esse controle de forma integral, a continuar em uma situação que já não está positiva.

Faça um mapeamento de sua situação

Para isso, você pode realizar um mapeamento da sua situação atual. Esse movimento pode ser feito de forma simples, você pode fazer o uso de aplicativos de finanças, por exemplo. Dessa maneira, você irá direcionar os seus gastos e poderá analisar para onde está indo cada centavo do seu dinheiro. Além disso, você também pode verificar possíveis ações.

Pequenas trocas financeiramente viáveis

São pequenas modificações que você irá realizar dentro da sua rotina. Você pode trocar produtos tarifados por produtos sem anuidade, por exemplo, considerando os produtos bancários e a amplitude das fintechs. Dessa forma, você estará gerando economia e esta economia deve ser direcionada para a sua poupança.

Novos paradigmas 

A mudança de paradigma ocorre quando você entende a poupança como um hábito. Dessa forma, a poupança passará a ter um conceito resolutivo para você e não será vista como um sacrifício pontual. Por isso, ao modificar seus hábitos, você estará modificando a sua relação com o seu dinheiro em longo prazo, considerando hábitos saudáveis e sustentáveis.

Sugerimos que você direcione todos os valores economizados para a sua poupança, ainda que seja um valor irrisório. Posteriormente, você poderá direcionar um valor elevado para essa objetividade de poupar. No entanto, no início do seu planejamento, você estará modificando um caminho mental muito importante para o seu futuro. Além disso, também é importante que o seu planejamento financeiro não se torne uma fonte de autocobrança.

Paciência e direcionamento

Por isso, tenha paciência com o seu processo, visto que pode ser resolutivo, ainda que você precise recomeçar algumas vezes. Certamente, modificar a sua relação com o dinheiro irá ajudar você a viabilizar uma poupança e alcançar suas metas, considerando a modificação na maneira como você lida com fatores externos não controláveis.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.