Currículo Atrativo e o Seu Potencial Profissional

Como construir um currículo atrativo?

O currículo é um documento que demonstra a sua vivência profissional, por isso ele precisa ser elaborado de maneira assertiva e direcionada para que as informações sejam atrativas para o selecionador.

Sendo assim, é importante tomar cuidado com os excessos de informações, bem como, analisar a maneira como a construção das informações foi feita ao longo do material. Trouxemos algumas dicas para que você elabore o seu currículo de forma atrativa e sucinta.

Excessos de informações

 Primeiramente, evite excessos de informações. Pois, as informações constantes em um currículo precisam ser direcionadas. Por isso, é importante que coloque seus dados pessoais atualizados e evite inserir número de documentos.

Experiências correlatas 

Bem como, insira as experiências profissionais que são correlatas à sua área de atuação. Pois, algumas pessoas que trabalharam em muitas empresas e mudaram de área de atuação ao longo dos anos, acabam poluindo o currículo.

Por isso, insira as informações correlatas à sua área atual,  já que o mais importante são as últimas experiências e as correlatas à sua área atual.

Descrição das atividades profissionais

A descrição de suas atividades profissionais precisa ser direta, porém, sem maiores detalhes. Visto que os detalhes do currículo são explorados durante uma entrevista de emprego.

Por isso, insira sempre o nome da empresa, período de atuação e, de forma sucinta, as principais atividades realizadas. Lembrando que, caso você opte por inserir o resumo do currículo, as informações devem ser correlatas.

Trajetória acadêmica

A mesma lógica deve ser seguida para inserir informações sobre a sua trajetória acadêmica. Caso você tenha uma graduação ou pós-graduação, não é pertinente inserir dados referentes a sua escolaridade no ensino médio, por exemplo. Bem como, é relevante inserir a modalidade do curso, se EAD ou presencial.

Cursos extras e projetos

Cursos extras e projetos podem ser bem vistos quando inseridos de forma direcionada. Por isso, caso você tenha participado de algum projeto social ou tenha feito algum curso que esteja correlato à sua área de atuação, é importante colocar tais informações.

Da mesma forma, caso o projeto não tenha uma ligação direta com a sua área, mas possa destacar algum ponto positivo no que diz respeito à sua postura profissional, pode destacar esse ponto. Como o trabalho em equipe, por exemplo. Esse ponto pode ser interessante para a vaga atual.

Aparência do currículo

A aparência do documento também precisa ser clara, simples e objetiva. Já que um currículo com muitas páginas, ou escrito com fontes muito diferenciadas, podem ser descartados, por conta da poluição visual. Sendo assim, em muitas situações, menos é mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.