Carteira digital: conheça mais a respeito e modernize os meios de pagamento

Cada vez mais as pessoas se afastam das formas tradicionais de transações financeiras

Uma carteira digital, também conhecida como carteira virtual ou carteira eletrônica, é um aplicativo usado para facilitar pagamentos de compras físicas e online. Dessa forma, o app de pagamento permite que você use o cartão no celular sem precisar ter um cartão físico para realizar as transações.

Conforme apurado na matéria desta quarta-feira (03) do Notícias Concursos, estudos revelaram que a carteira digital global corresponde a 28% de todos os pagamentos em pontos de venda.  Ademais, 47% dos pagamentos de e-commerce no primeiro semestre de 2022 são por esse método.

Um pouco sobre a carteira digital

Com uma carteira eletrônica, você pode usar seu telefone para fazer pagamentos sem contato direto, bem como verificar transações online com apenas alguns cliques. Assim, você não precisa mais se preocupar com uma carteira física porque tudo o que precisa está na palma da sua mão. E mais: você pode cadastrar todos os cartões em sua carteira digital.

Como usar a carteira digital

As carteiras digitais funcionam por meio da tecnologia NFC (Near Field Communication). Dessa forma, os pagamentos podem ser feitos simplesmente colocando um cartão ou celular próximo à máquina.

Para usar a carteira digital, basta baixar o aplicativo de carteira digital no seu aparelho e adicionar seu cartão. Em seguida, use seu telefone desbloqueado para pagar, selecionando a carteira digital como forma de pagamento para compras online em sites e aplicativos.

Mas, todas as instituições aceitam carteiras digitais? Ao fazer um pagamento, procure o símbolo ou a presença dos principais logotipos da carteira Google Pay, Samsung Pay e Apple Pay.

Carteira digital: conheça mais a respeito e modernize os meios de pagamento
Carteira digital: conheça mais a respeito e modernize os meios de pagamento – Canva Pro

Google Pay

Para pagar com o Google Pay usando sua carteira digital, desbloqueie seu smartphone e segure-o perto de uma máquina na loja. A carteira do Google será aberta automaticamente para pagamento.

Samsung Pay

Para pagar uma compra com o Samsung Pay, deslize de baixo para cima na tela do telefone, começando no botão de início. Dessa forma, a carteira será aberta automaticamente.

Use seu PIN ou impressão digital para autorizar pagamentos e mantenha seu telefone próximo a uma máquina na loja para pagar. Em sites e aplicativos, você pode pagar o método com o toque de um botão.

Benefícios da carteira digital

Esqueceu sua bolsa em casa? Sem problemas! Você pode pagar pelo telefone, que está sempre na mão. Além disso, você pode usar sua carteira em smartwatches, smartTVs e muito mais. Seja comprando por aproximação ou online, seu pagamento é garantido e você não precisa se preocupar com sua carteira física.

Outra vantagem é que você não precisa inserir os dados do seu cartão de crédito toda vez que fizer uma transação online. Basta autorizar o pagamento no aplicativo de carteira digital. Vale ressaltar que todos os seus dados são criptografados de ponta a ponta, o que significa que são seguros.

Claro, os pagamentos com a carteira digital também são flexíveis. Afinal, você pode fazer compras com apenas alguns toques ou próximo ao seu celular, sem precisar lidar com cartões físicos ou outros meios.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.