Cartão de Crédito: 10 benefícios ocultos que poucos conhecem

Conheça os benefícios menos conhecidos do cartão de crédito e como aproveitá-los ao máximo

Quando pensamos em cartão de crédito, muitas vezes nos concentramos nas taxas de juros e nas recompensas óbvias como milhas de viagem ou cashback.

No entanto, existem vários benefícios ocultos que podem passar despercebidos, mas que têm o potencial de economizar dinheiro e oferecer conveniência no seu dia a dia.

A seguir, conheça esses benefícios menos conhecidos e saiba como aproveitar ao máximo o seu cartão de crédito.

1 – Seguros inclusos

Muitos cartões de crédito oferecem seguros gratuitos que são ativados quando você realiza compras específicas. Por exemplo, ao comprar uma passagem aérea com seu cartão, você pode receber seguro de viagem. Assim, é possível cobrir atrasos, cancelamentos e até mesmo despesas médicas emergenciais no exterior.

2 – Garantia estendida

Além da garantia padrão do fabricante, seu cartão de crédito pode estender essa cobertura por até um ano adicional. Isso significa que se o seu eletrônico quebrar após a garantia do fabricante expirar, ainda será possível aproveitar a garantia que o cartão oferece.

3 – Proteção de compra do cartão de crédito

A proteção de compra é um benefício que oferece reembolso ou reparo de itens que foram roubados ou danificados acidentalmente após a compra. Mas, para este benefício, é importante consultar os termos do seu cartão para entender os limites e a duração da cobertura.

4 – Acesso a salas VIP em aeroportos

Alguns cartões de crédito de alta categoria oferecem acesso gratuito ou com desconto a salas VIP em aeroportos ao redor do mundo. Esses espaços oferecem um ambiente tranquilo para trabalhar ou relaxar, com comida, bebida e Wi-Fi gratuitos.

5 – Concierge de cartão de crédito

O serviço de concierge, muitas vezes disponível em cartões premium, pode ajudar você a fazer reservas em restaurantes, encontrar ingressos para eventos e até organizar viagens.

6 – Descontos e ofertas exclusivas

Cartões de crédito frequentemente têm parcerias com varejistas e marcas que oferecem descontos exclusivos aos titulares de cartões. Dessa maneira, os clientes conseguem obter descontos e garantir economia em hotéis, aluguel de carros e compras online.

7 – Proteção de preço

Se você comprar um item e encontrar o mesmo produto por um preço menor dentro de um período específico, a proteção de preço pode reembolsar a diferença.

8 – Pontos de bônus em categorias específicas

Além das recompensas padrão, alguns cartões oferecem pontos de bônus adicionais em categorias rotativas, como postos de gasolina, supermercados ou restaurantes.

9 – Sem taxas de transação estrangeira

Para viajantes frequentes, cartões que não cobram taxas de transação estrangeira podem resultar em economias significativas. Isso elimina a taxa adicional de até 3% que muitos cartões cobram em compras internacionais.

10 – Créditos anuais no cartão de crédito

Alguns cartões oferecem créditos anuais para despesas específicas, como taxas de companhias aéreas ou créditos para serviços de streaming.

Como aproveitar os benefícios ocultos do cartão de crédito?

Como aproveitar os benefícios ocultos do cartão de crédito?
Como aproveitar os benefícios ocultos do cartão de crédito? Imagem: Canva

Esses são apenas alguns dos benefícios ocultos que seu cartão de crédito pode oferecer. Para aproveitar melhor todas as vantagens é importante ler os termos e condições do seu cartão.

Além disso, lembre-se de que o uso responsável do cartão de crédito é fundamental para manter sua saúde financeira e crédito em boa forma.

Dicas para o uso responsável do cartão de crédito

Atualmente, milhões de brasileiros possuem e utilizam cartão de crédito. No entanto, este meio de pagamento tem sido um dos grandes vilões que causam a inadimplência.

Na verdade, a utilização inadequada do cartão de crédito pode fazer com que as faturas virem um “bola de neve”. Para evitar transtornos como este, é fundamental levar em consideração algumas dicas fundamentais:

  • Escolha um cartão de crédito que tenha a ver com o seu perfil e as suas necessidades. Compare as taxas, os benefícios e as condições de cada emissor antes de solicitar o seu cartão;
  • Controle os seus gastos e não ultrapasse o seu limite;
  • Pague sempre o valor integral da sua fatura até a data de vencimento. Dessa forma, você evita pagar juros e multas, além de manter o seu score de crédito em alta;
  • Aproveite os benefícios do seu cartão de crédito, como programas de pontos, cashback, seguros e descontos. Mas lembre-se de que esses benefícios não devem ser o único motivo para usar o cartão;
  • Seja responsável e consciente ao usar o seu cartão de crédito. Lembre-se de que ele é um instrumento financeiro que pode te ajudar ou te atrapalhar, dependendo da forma como você o utiliza.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.