Carros populares: Chevrolet Onix terá produção suspensa e assusta brasileiros; veja a data

Por causa do baixo desempenho no mercado, produção do Chevrolet Onix será oficialmente interrompida no Brasil

A General Motors (GM) anunciou oficialmente que vai interromper a produção do modelo Chevrolet Onix por um período de 10 dias no Brasil. O carro de passeio mais popular do país vai ter a fabricação suspensa justamente em um momento em que o Governo Federal esta publicando uma Medida Provisória (MP) que prevê o barateamento dos carros populares no país.

O Sindicato dos Metalúrgicos da região afirmou que a fábrica da GM em Gravataí, no Rio Grande do Sul, vai parar a produção do Onix a partir da segunda-feira (12). A ideia é retomar os trabalhos apenas a partir do dia 22 do mesmo mês. A empresa argumentou que a paralisação é necessária por causa do “baixo desempenho” das vendas deste modelo no mercado brasileiro.

A situação, que já não era das melhores, piorou nas últimas semanas. No último dia 25 de maio, o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) anunciou que o Governo reduziria uma série de impostos sobre estes carros populares. Com o anúncio, vários potenciais consumidores decidiram aguardar mais um pouco, o que fez com as vendas destes carros desabassem no Brasil.

O programa do Governo Federal

Na tarde desta segunda-feira (5), o Ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT) deu alguns detalhes sobre o programa de barateamento dos carros populares no Brasil. De acordo com o chefe da pasta econômica, o projeto vai dar descontos que podem variar entre R$ 2 mil e R$ 8 mil. A empresa poderá obter este dinheiro de volta na forma de isenções fiscais junto ao Governo Federal.

O tamanho do desconto varia de acordo com o modelo. O poder executivo criou um sistema de pontos, em que quantos mais pontos o carro marca, maior é o abatimento que será concedido ao consumidor final. Neste sentido, é importante que o indivíduo pesquise bem todas as características antes de realizar a escolha pelo seu carro popular. Assim, ele vai poder contar com abatimentos maiores.

Veja abaixo a relação de pontos:

Fonte de energia

  • Etanol: 25;
  • Eletricidade/híbrido: 25;
  • Flex-fluel (etanol/gasolina) 20.

Consumo energético

  • Menor ou igual a 1,40 MJ/Km: 25;
  • Entre 1,41 e 1,50 MJ/Km: 20;
  • Entre 1,51 e 1,60 MJ/Km: 18;
  • Entre 1,61 e 2,00 MJ/km: 15.

Preço público sugerido

  • Menor ou igual a R$ 70 mil: 25;
  • Entre R$ 70.000,01 e R$ 80 mil: 20;
  • Entre R$ 80.000,01 e R$ 90 mil: 18;
  • Entre R$ 90.000,01 e R$ 120 mil: 15.

Densidade produtiva

  • Maior ou igual a 75%: 25;
  • Maior ou igual a 65% e abaixo de 75%: 20;
  • Maior ou igual a 60% e abaixo de 65%: 15.

A partir desta definição de pontos, o cidadão poderá entender quanto poderá ter de desconto. Veja abaixo, as faixas de abatimentos que serão concedidas com base na pontuação de cada modelo:

  • R$ 8 mil para veículos cuja soma dos pontos seja maior ou igual a 90;
  • R$ 7 mil para veículos cuja soma dos pontos seja maior ou igual a 85 e inferior a 90;
  • R$ 6 mil para veículos cuja soma dos pontos seja maior ou igual a 80 e um e inferior a 85;
  • R$ 5 mil para veículos cuja soma dos pontos seja maior ou igual a 77 e inferior a 81;
  • R$ 4 mil para veículos cuja soma dos pontos seja maior ou igual a 73 e inferior a 77;
  • R$ 3 mil para veículos cuja soma dos pontos seja maior ou igual a 69 e inferior a 73;
  • R$ 2 mil para veículos cuja soma dos pontos seja inferior a 69.

Setor automotivo

A criação de um programa para barateamento dos carros populares foi um dos grandes pedidos do setor automotivo para o Governo Federal. O pedido até foi atendido, mas não da maneira como os empresários estavam desejando.

Nos últimos meses, representantes do setor pediram para que a renúncia fiscal do Governo Federal tivesse duração de um ano, mas o programa só vai durar por quatro meses. De todo modo, empresários acreditam que o programa poderá ter um potencial de recuperar parte dos ganhos, e evitar que interrupções de produção, como a que aconteceu com o Chevrolet Onix, aconteçam novamente.

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