Capes disponibiliza 3.561 bolsas para mais de 200 instituições de ensino superior

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou que vai disponibilizar 3.561 bolsas por meio da cota de pró-reitorias de pós-graduação. De acordo com a Capes, 1.823 serão bolsas de mestrado e 1.738 bolsas de doutorado.

Ao todo, as novas bolsas e auxílios irão contemplar estudantes de programas de pós-graduação de 213 instituições de ensino superior públicas e privadas.

Ainda segundo a Capes, o total de investimento anual para o oferecimento das bolsas será de R$ 70,2 milhões. O órgão informou ainda que 35% desses benefícios serão para instituições de ensino superior das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

“Esse total se soma aos mais de 84 mil benefícios já concedidos pelos programas institucionais da Fundação”, informou a Capes.

Por meio da Portaria nº 73 publicada na edição do Diário Oficial da União desta quarta-feira (6), a Capes definiu os critérios para a alocação da cota de bolsas de estudo e auxílios escolares.

De acordo com o documento, um dos critérios é a oferta para os municípios de menor Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM); e os temas estratégicos definidos pela pró-reitoria ou por órgão equivalente. Nesse sentido, a Capes explicou em nota:

“A pró-reitoria, ou órgão equivalente na instituição, precisará definir e tornar público temas estratégicos onde serão aplicados esses benefícios, além de atender cursos ofertados em cidades de menor IDHM. Outros critérios poderão ser aplicados desde que os exigidos pela Capes sejam prioritários”.

Em breve, a Coordenação deve informar os critérios para a concessão das bolsas em detalhes por meio da publicação de nova portaria.

Com informações da Agência Brasil.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também UnB libera lista de aprovados na 2ª chamada do Vestibular 2022; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.