Você sabia que a caminhada pode reduzir o risco de trombose? Entenda!

caminhada pode reduzir o risco de trombose devido a uma série de benefícios que é capaz de proporcionar. Por isso, é altamente recomendada, salvo em casos de problemas de saúde que impeçam a prática.

Além do mais, a caminhada pode ser bem relaxante e agradável, promovendo sensações de bem-estar e reduzindo os níveis de estresse depois de um dia corrido, por exemplo.

Vejamos, no decorrer deste conteúdo, como essa prática tão simples pode ajudar a combater a trombose. Confira!

A caminhada pode reduzir o risco de trombose. Entenda por quê!

A trombose é uma condição em que um coágulo sanguíneo se forma dentro de uma veia, impedindo o fluxo sanguíneo. Isso pode ser bem perigoso, especialmente em casos nos quais o coágulo se solta e se move para outras partes do corpo, como o pulmão ou coração.

Dentro desse cenário, investir em exercícios que reduzam as chances de desenvolvimento da doença é crucial. Neste caso em específico, veja como a caminhada pode reduzir o risco de trombose:

1. Melhora a circulação sanguínea

A caminhada pode reduzir o risco de trombose pelo simples fato de melhorar a circulação sanguínea. Primeiro, porque o coração pode bater um pouco mais rápido, bombeando o sangue mais rapidamente. Segundo, porque o caminhar, em si, faz com que os músculos da perna contraiam e relaxem, bobeando o sangue de volta para o coração e reduzindo as chances de má circulação e criação de coágulos.

2. Combate a obesidade

Infelizmente, a obesidade é um fator de risco conhecido para a trombose. Sendo assim, a caminhada regular pode ajudar a manter um peso saudável e reduzir o risco de desenvolver essa condição. Afinal, a prática pode contribuir para a queima calórica diária, além de impactar o metabolismo, pois quanto mais “parados” nós ficamos, mais lento o nosso metabolismo também pode ficar.

3. Melhora a função dos vasos sanguíneos

Como o fluxo de sangue aumenta durante a prática de atividade física, isso faz com que as suas paredes fiquem mais flexíveis. Consequentemente, reduz-se a pressão arterial e melhora a circulação inclusive quando a pessoa estiver em repouso. Logo, é mais uma ferramenta de combate ao desenvolvimento da trombose. Incrível, não é mesmo?

4. Ajuda a controlar a diabetes

A diabetes é outro fator de risco para a trombose, pois pode aumentar as chances de desenvolvimento de coágulos no sangue. Em contrapartida, a caminhada regular pode ajudar a controlar a diabetes, reduzindo o risco de complicações relacionadas à doença. Isso porque há uma melhora na tolerância à insulina e no controle glicêmico.

Por isso, a prática de caminhar diariamente, por exemplo, é sempre tão recomendada para pacientes com diabetes.

Lembrando, ainda, que apesar de a caminhada poder reduzir o risco de trombose, é sempre importante buscar auxílio de um profissional da saúde na hora de implementar novos exercícios na rotina, a fim de não errar na quantidade e nem na intensidade, ok? 😉 Desse modo, os resultados serão ainda mais promissores! Cuide-se!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.