CAIXA pode fazer prova de vida e consultas em aplicativo

A prova de vida é realizada anualmente para comprovar a vida do cidadão beneficiado por abonos previdenciários ou assistenciais.

Aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) devem realizar a prova de vida para manutenção de seus benefícios. A medida que teve sua exigência suspensa por mais de um ano, voltou a ser cobrada em junho deste ano.

A prova de vida é realizada anualmente para comprovar a vida do cidadão beneficiado por abonos previdenciários ou assistenciais. Ela pode ser realizada nas agências bancárias onde recebem o salário ou através de canais digitais.

A suspensão já encerrada surgiu devido a pandemia decorrente da Covid-19. A fim de evitar aglomerações nos postos de atendimento, a Previdência Social decidiu suspender a exigência. Todavia, um novo calendário já está em vigência e deve ser cumprido. Conforme o cronograma, os cidadãos devem seguir o mês de vencimento original do procedimento, confira:

Mês de vencimento originalMês em que deve ser feita
Março e abril/2020Junho/2021
Maio e junho/2020Julho/2021
Julho e agosto/2020Agosto/2021
Setembro e outubro/2020Setembro/2021
Novembro e dezembro/2020Outubro/2021
Janeiro e fevereiro/2021Novembro/2021
Março e abril/2021Dezembro/2021
Maio e junho/2021Janeiro/2022
Julho e agosto/2021Fevereiro/2022
Setembro e outubro/2021Março/2022
Novembro e dezembro/2021Abril/2022
Janeiro e fevereiro/2022Maio/2022
Março e abril/2022Junho/2022
Maio e junho/2022Julho/2022

 

Como mencionado, o procedimento da prova de vida pode ser realizado nas agências ou por meio das ferramentas digitais. A prova de vida on-line pode ser feita pelo site ou aplicativo “Meu INSS” ou ainda pelo app “Meu gov.br”, usando a biometria facial. Veja a orientação abaixo:

  1. Acesse a plataforma;
  2. Selecione a opção “Prova de Vida”;
  3. Faça a leitura facial através de fotos, de acordo com as orientações;
  4. Na sequência, anexe uma foto do documento de identidade oficial com foto;
  5. Informe o número do Título de Eleitor;
  6. Aguarde pela análise e validação do procedimento;
  7. Por fim, será gerado um comprovante de realização da prova de vida.

Para aqueles que possuem a biometria cadastrada, podem também realizar a prova de vida em um terminal de autoatendimento na instituição em que recebe o benefício mensal. Para isso, basta efetuar qualquer operação que o procedimento será validado.

Prova de vida no aplicativo da Caixa

Agora, segurados do INSS podem acessar o aplicativo Caixa Trabalhador, administrado pela Caixa Econômica Federal. A plataforma foi atualizada possibilitando a realização da prova de vida. Basta baixa o aplicativo no celular e fazer o login com os dados criados no gov.br.

Em seguida, selecione a opção “Prova de vida” e inicie o procedimento com seus dados pessoais e o reconhecimento facial. As etapas são bem claras, e segue com um tutorial bem lúdico para os titulares.

Além desse procedimento, o app permite consultas ao calendário de pagamentos, valor disponível na conta, entre outros. Por fim, é importante salientar que esses serviços só podem ser realizados desde que o beneficiário seja um cliente da Caixa Econômica.

Veja também: Caixa Trabalhador aplicativo: abono salarial, seguro-desemprego e outros

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.