Caixa: entenda o novo Conectividade Social ICP V2

O Novo Conectividade Social ICP V2 foi desenvolvido em infraestrutura modernizada. Confira informações da Caixa Econômica Federal!

De acordo com as informações oficiais do Caixa Econômica Federal (CEF), o Novo Conectividade Social ICP V2 foi desenvolvido em infraestrutura modernizada, dentro dos mais atualizados protocolos de segurança disponíveis do mercado, buscando assim, garantir aos usuários seguranças nas transações via internet.

Caixa: entenda o novo Conectividade Social ICP V2

Conforme material recentemente divulgado, o Conectividade Social ICP – V2, é acessado por meio do endereço https://conectividadesocialv2.caixa.gov.br/sicns/ utilizando, inicialmente, o navegador Google Chrome.

Segundo destaca a Caixa Econômica Federal (CEF), para o acesso é obrigatório o uso de Certificado Digital ou Token Conectividade válido e respectiva senha. O certificado digital padrão ICP – Brasil pode ser emitido por quaisquer Autoridades Certificadoras – AC credenciadas junto ao Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI. 

Sobre o Token

O dispositivo Token Conectividade é um certificado digital emitido exclusivamente pela Caixa Econômica Federal (CEF), aos usuários enquadrados como Microempreendedor Individual (MEI). É necessário também a captura, instalação e ativação do aplicativo Kriptonita no navegador.

De acordo com a Caixa Econômica Federal (CEF), para o login ao sistema é obrigatório o uso de certificado digital ou Token Conectividade válido e respectiva senha. O certificado deve ser instalado no navegador para sua validação e autorização de acesso. Essa rotina ocorre de forma automática assim que o navegador identifica o certificado inserido na máquina.  

Kriptonita 

O Kriptonita é uma extensão de navegador responsável pela gestão criptográfica e assinatura digital aplicada ao site. É necessária sua captura, instalação e habilitação no navegador para acesso ao Conectividade Social ICP V2. O aplicativo está disponível na Google Web Store, sendo as suas atualizações realizadas pelo próprio navegador quando é iniciado. 

Segundo a Caixa Econômica Federal (CEF), é possível realizar a consulta das máquinas cadastradas para envio de arquivos SEFIP por certificado digital do responsável pelo cadastro. Para consultar as máquinas cadastradas, seguir os seguintes passos: a) Clique na funcionalidade “Consultar Máquina”

Sobre a procuração

Segundo destaca a Caixa Econômica Federal (CEF), o serviço “Procuração” permite que um usuário CPF/CNPJ/CEI possa outorgar, substabelecer, renovar, aditar e revogar procurações a terceiros para utilização do CNS ICP V2. Além disso, esse serviço permite ainda, a consulta das procurações geradas por meio de aplicação de filtros para facilitar a sua identificação.

Emissões atuais ocorrem de acordo com o cronograma do eSocial

Cabe ressaltar que devido ao eSocial, a GFIP ainda continua sendo utilizada. Contudo, o seu uso se limita ao pagamento de FGTS e de fatos geradores anteriores à obrigatoriedade do eSocial. A DCTFWeb deve ser um utilizada para emissões da empresa, de forma mensal e anual.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.