ENEM 2023: Prazo para recurso da Rede Nacional de Certificadores termina nesta segunda (28)

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma prova realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e é considerada uma das mais importantes avaliações do país.

O Enem permite a certificação do ensino médio e a participação em programas de acesso ao ensino superior. Neste artigo, vamos falar sobre os certificadores do Enem 2023 e os procedimentos para se tornar parte da Rede Nacional de Certificadores (RNC).

Quem são os Certificadores?

Os certificadores são essenciais para garantir a correta aplicação do Enem. Eles são responsáveis por certificar, in loco, os procedimentos corretos de aplicação do exame.

Esses profissionais são selecionados através da RNC, que é composta por servidores públicos do Poder Executivo federal e docentes das redes públicas de ensino estaduais e municipais.

Como se tornar um Certificador?

Para se tornar um certificador, é necessário preencher alguns requisitos. Primeiramente, o candidato deve ser servidor público do Poder Executivo federal ou docente das redes públicas de ensino estaduais e municipais.

Além disso, é imprescindível que o candidato esteja em exercício de docência no ano de 2023. Outro requisito é ter o ensino médio como formação mínima.

Inscrições para a RNC

Os interessados em se tornar certificadores devem se inscrever no Sistema RNC. As inscrições são verificadas e, caso haja alguma inconsistência nas informações fornecidas ou na documentação exigida, a inscrição não será confirmada.

Nesses casos, o candidato tem até 28 de agosto para entrar com recurso no Sistema RNC. É importante ressaltar que existem algumas restrições para a inscrição na RNC.

Não é permitida a inscrição de pessoas que possuem cônjuge, companheiro ou parentes de até terceiro grau inscritos no exame.

Processo de recurso

Os candidatos que não tiveram suas inscrições confirmadas podem entrar com recurso no Sistema RNC. O prazo para o recurso é até esta segunda-feira (28 de agosto). O resultado do recurso será divulgado no sistema da rede, em 8 de setembro.

Os candidatos que tiverem a inscrição confirmada terão a oportunidade de realizar um curso de capacitação. O curso é promovido pelo Inep e é realizado à distância, pela plataforma virtual. A data da capacitação será divulgada no Sistema RNC.

Calendário do Enem 2023

Vamos conferir o calendário do exame:

  • Inscrições: de 5 a 16 de junho;
  • Realização das Provas: 5 e 12 de novembro;
  • Disponibilidade dos Gabaritos: 24 de novembro;
  • Anúncio dos Resultados: 16 de janeiro de 2024.

Agora que já sabemos as datas importantes, vamos nos aprofundar na redação do Enem.

Possíveis temas para a redação do Enem 2023

A escolha do tema da redação do Enem é sempre um mistério até o dia da prova. No entanto, podemos especular sobre alguns temas que podem ser abordados neste ano.

É importante manter-se atualizado quanto a questões atuais, pois o Enem costuma abordar temas relevantes e que fazem parte do contexto social do país.

Alguns possíveis temas para a redação do Enem 2023 são:

  • Repercussões da pandemia na área educacional;
  • Violência contra crianças no âmbito doméstico;
  • A importância do sufrágio na consolidação da democracia;
  • Recuperação econômica pós-pandemia;
  • Valorização da carreira docente;
  • Alimentação saudável e os desafios contemporâneos no Brasil;
  • Subrepresentação feminina no cenário político;
  • Ecoturismo sustentável;
  • Desafios na saúde pública em relação à queda nas taxas de vacinação infantil.

É importante lembrar que esses temas são apenas especulações e que o Enem pode abordar qualquer assunto relevante para a sociedade.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.