Cadastro positivo: existe algum benefício?

Um registro positivo indica um CPF de um bom pagador

Assim como as empresas e instituições financeiras sabem sobre os maus pagadores, aqueles com um bom histórico também ganham credibilidade por isso. É o cadastro positivo, um histórico de um bom pagador.

Para ter um registro positivo, todas as contas devem ser pagas em dia. Isso porque todo o registro está no CPF de cada cidadão. Ou seja, é um histórico de pagamento em dia que possibilita receber mais créditos e pontos no mercado. Como você verá na matéria desta segunda-feira (04) do Notícias Concursos, vale a pena estar nessa seleta lista do cadastro positivo.

Cadastro positivo: existe algum benefício? - Canva Pro
Cadastro positivo: existe algum benefício? – Canva Pro

O que é o cadastro positivo

O cadastro leva em consideração o pagamento de custos como contas de luz, água e energia. Também inclui valores maiores, como empréstimos e financiamentos. Assim, empresas, bancos e até prestadores de serviços podem acessar as informações do CPF para avaliar se a pessoa é boa pagadora.

Atualmente, cerca de 4 milhões de brasileiros estão cadastrados ativamente para poder manter suas contas em dia. Em tempos tão difíceis, com alta inflação e desemprego, pagar contas sem atrasos é um grande diferencial aos olhos do mercado. Hoje, a Bahia tem o maior número de registros positivos. O número de famílias com bons registros é de 320.000.

Lembre-se que o cadastro é automático. Ou seja, desde que a pessoa pague todas as suas contas em dia, o CPF contará automaticamente como um número positivo. Um dos benefícios é o acesso mais fácil ao crédito e taxas de juros mais baixas.

O cadastro é atualmente utilizado por mais de 70 países que encontraram uma forma de facilitar a consulta do CPF a bons pagadores no cadastro. Somente pontuações podem ser consultadas, a menos que o consumidor permita que dados históricos sejam consultados.

Assim, se você planeja ter um cartão de crédito com limite alto ou pensa realizar um financiamento de uma casa ou carro, você deve estar nessa lista de bons pagadores. Entre as vantagens desse cadastro positivo estão o acesso a melhores linhas de crédito, liberação facilitada além de aprovação quase garantida de crédito.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.