Como escolher creme de hidratação ideal para seu tipo de cabelo

Confira as nossas dicas e saiba escolher o creme próprio para os seus fios

Hoje vamos te ensinar como escolher creme de hidratação ideal para seu tipo de cabelo. Então, confira nossas dicas incríveis e práticas para sua escolha não ter erro. Com essas indicações, você será capaz de escolher o produto ideal para obter o melhor efeito possível. Confira a seguir. 

Saiba como escolher creme de hidratação ideal para seu tipo de cabelo

Afinal, como escolher creme de hidratação? Com certeza você já deve ter se feito esta pergunta em quanto estava nos corredores de alguma cosmética ou até mesmo supermercado tentando escolher um creme pro cabelo.

Além de se ter diversas marcas disponíveis no mercado, temos funções diferentes atribuídas a cada produto. Assim, muitas vezes não conseguimos identificar o que nosso cabelo de fato precisa.

Na hora de escolher creme de hidratação, todo creme é igual?

Não, existem cremes para hidratação, nutrição, reconstrução e fortalecimento. Dentro destas opções você encontra:

  • Nutrição para cabelos secos;
  • Nutrição para cabelos oleosos;
  • Hidratação para cabelos Mistos;
  • Hidratação para cabelos cacheados;
  • Fortalecimento para cabelos quimicamente tratados;
  • Fortalecimento pós queda.

Estes são só alguns exemplos do que você pode encontrar. Por isso, nem todo creme é igual. Então você precisa saber exatamente do que seu cabelo precisa. Além disso, precisa saber qual a situação atual dos seus fios para poder fazer boas escolhas.

Como avaliar o meu cabelo?

Na internet há várias blogueiras ensinando a cuidar dos cabelos. Assim, existem diversas receitas e cronogramas com objetivos a serem atingidos. Podem ser para hidratar, fortalecer, crescer ou reconstruir o cabelo danificado, e por aí vai…

No entanto, existe um teste muito utilizado para saber se o cabelo precisa de hidratação, nutrição ou reconstrução. É o teste do fio de cabelo dentro do copo de água:

  • Se o fio afundar completamente: Reconstrução
  • Se o fio afundar metade: Nutrição
  • Caso o fio boiar: Hidratação

Após feito o teste, você já terá um dia de como escolher seus produtos e não ficar acumulando um monte de cremes que não oferecem o efeito necessário.

Como saber qual creme pertence a cada etapa?

Geralmente as máscaras não atendem apenas uma etapa do cronograma. Sendo completamente possível que determinada máscara tenha ativos capazes de hidratar, nutrir, por exemplo. Assim, o ideal é sempre ler o rótulo, mas alguns ingredientes já podem dar a deixa do que se trata. Dessa forma, é o caso de:

  • Hidratação: Glicerina, plantas, frutas, Pantenol, extrato de algas.
  • Nutrição: Cacau, Karité, Óleo de coco, azeite e mel
  • Reconstrução: Óleo de rícino, queratina, ceramidas, arginina.    

Você não precisa ter 5 de cada etapa, mas pelo menos um de cada, ou um que sirva em duas etapas. Assim, variar e mesclar com outros ingredientes pode potencializar ainda mais os resultados. 

O que avaliar no meu cabelo?

O que avaliar no meu cabelo - Reprodução Canva
O que avaliar no meu cabelo – Reprodução Canva

                         

Primeiro, se o seu cabelo não passa por processos químicos ou não está com um aspecto estranho, não há necessidade de todas as etapas. Dessa forma, cabelo normal pode muito bem ser mantido através de hidratações semanais e ser super saudável.

No caso de cabelos:

  • Em transição;
  • Alisados quimicamente;
  • Luzes / Mechas;
  • Progressivas;
  • Tintura sobre tintura.

São necessários mais cuidados e uma rotina diferenciada com uma maior frequência de procedimentos.  

Como definir um cronograma pra mim?

Após analisar e identificar do que o seu cabelo precisa, monte uma escala de procedimentos de acordo com suas funcionalidades:

  • Reconstrução: Usado para reparar cabelos danificados pelo uso de ferramentas aquecidas, exposição ao sol, descoloração e coloração, etc. Assim, sua função é reconstruir o cabelo e devolver massa à fibra capilar, repondo as proteínas, aminoácidos e queratina no cabelo. 
  • Nutrição: Com a função de devolver os nutrientes e repor a oleosidade natural do cabelo, protege com precisão o cabelo da desidratação e do ressecamento na aparência. Dessa forma, este processo ajuda a alinhar os destaques para uma aparência brilhante e saudável. 
  • Hidratação: Utilizado para repor os níveis de umidade do cabelo, facilitando assim a absorção de nutrientes encontrados em outros tratamentos. Então, tem o poder de manter os fios macios, alinhados e prontos para receber nutrição e reconstrução da melhor forma possível conforme planejado.

A frequência você colocará de acordo com a necessidade do seu cabelo e o tempo disponível para estes cuidados.

Se você dispõe de 3 dias na semana para cuidar do seu cabelo, divida-o entre hidratações e nutrições. Dessa forma, a reconstrução deve ser feita apenas 1 vez ao mês. 

Seguindo estas dicas e um cronograma de cuidados constantemente, em pouco tempo você verá grandes resultados. Então, esperamos que este artigo tenha sanado as suas dúvidas e te ajude a otimizar suas compras. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.