Breve panorama dos principais desastres ambientais no Brasil

A história do Brasil conta com eventos naturais desastrosos provocados pela forte degradação que o ser humano conduz. Por todo o lado é possível identificar os impactos sérios aos recursos da natureza devido à interferência do homem. Com a modernização e o desenvolvimento industrial e urbano acelerado, o planeta tem sofrido profundamente os efeitos colaterais. Nesse sentido, confira a seguir alguns dos principais desastres ambientais brasileiros dos últimos anos.

Breve histórico de desastres ambientais no Brasil

Césio 137 em Goiânia, em 1987

A cidade de Goiânia foi palco de um dos maiores acidentes radioativos já vistos no mundo. Em Setembro de 1987 dois catadores de lixo se depararam com uma cápsula abandonada num antigo prédio de hospital, e creditando que poderiam lidar cara a cara com a venda do objeto, decidiram abrir a cápsula, que continha um pó branco e luminoso. No entanto, o pó foi identificado como Césio 137. Assim, o material radioativo se espalhou rapidamente pela região contaminando e matando centenas de pessoas.

Rompimento da barragem de Miraí, em 2007

O rompimento da barragem de Bom Jardim, em 2007, causou um enorme vazamento de lama tóxica. A lama atingiu a população próxima, resultando então em centenas de mortos e milhares de feridos e desabrigados. Além disso, o desastre gerou também o extermínio de boa parte do ecossistema local.

Vazamento na bacia Bacia de Campos, em 2011

Uma perfuração mal calculada gerou um forte vazamento de óleo da empresa Chevron. Estima-se que só nesse episódio mais de 162 km² foram afetados no litoral do Rio de Janeiro. De acordo com a Chevron, o vazamento ocorreu por conta de um erro de cálculo.

Incêndio na Ultracargo, em 2015

Por fim, houve o Incêndio na Ultracargo que ocorreu durante a transferência de combustível em uma empresa que gerou uma grande explosão. Assim, a consequência foi a contaminação da água na região e a morte de toneladas de peixe. A população também sofreu com problemas respiratórios permanentes, além da falta de qualquer tipo de indenização pelo ocorrido.

Gostou do resumo sobre os desastres ambientais no Brasil? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia ainda O que fazer se “der um branco” na prova? Veja 3 dicas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.