O número de tentativas de fraude aumentou 10% em outubro de 2021, em comparação com o ano passado. É o que diz o Indicador de Tentativas de Fraude, da Serasa Experian, que indica que a alta significa uma ocorrência de movimentação suspeita no Brasil a cada sete segundos. Além disso, de acordo com o índice, o segmento de Bancos e Cartões é o que possui a maior representatividade (58%) no volume de ataques. E, levando em conta a variação anual de outubro, registrou expansão de 16,6% em relação às movimentações fraudulentas detectadas.
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Outros setores também foram visados, como se vê na tabela abaixo, mas não na mesma intensidade que o de Bancos e Cartões. Já as financeiras apresentam o maior crescimento no período de um ano.
Segundo Jaison Reis, diretor de Soluções de Identidade e Prevenção a Fraudes da Serasa Experian, o fortalecimento das transações online e o período de compras tende a agravar esse cenário. Ele diz que é comum que os fraudadores aproveitem oportunidades como a Black Friday, quando os consumidores estão mais dispostos a comprar e abertos para descontos e promoções milagrosas, para intensificar as tentativas de golpes financeiros com foco, principalmente, em bancos e cartões”, explica.
Outros dados
Ainda segundo o indicador, a faixa etária que mais sofreu com as tentativas de ataque em outubro deste ano é a dos consumidores de até 25 anos, que representam 13,1% do total. Em sequência estão aqueles de 26 a 35 anos, com 10,9% e os de 36 a 50 anos, marcando 9,5%. A parcela da população com idade de 51 a 60 representa 8,7% das possíveis vítimas, enquanto as pessoas acima de 60 anos equivalem a apenas 8,4%.
Dentre as regiões mais visadas pelos cibercriminosos, destaque para o Sudeste, com 52,4% das tentativas de fraudes, seguido do Nordeste (17,7%), Sul (15,1%), Centro-Oeste (8,9%) e o Norte (6,0%).
Uma outra pesquisa, feita pela Clearsale, fornecedora de soluções de segurança para comércio eletrônico, aponta que o Brasil teve uma alta de 32,7% nas tentativas de fraude no e-commerce no primeiro semestre de 2021, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Isso reforça que há um ataque sistematizado de cibercriminosos na economia brasileira.
Reis indica que é necessário que as empresas reforcem suas medidas de segurança, não só para defender seus clientes, mas seu negócio também. “É fundamental que as empresas estejam sempre se atualizando e fortificando as medidas de segurança contra fraudadores. Em um momento tão significativo para o varejo, sofrer uma tentativa de fraude pode impactar negativamente o faturamento dos negócios”, afirma.
Como se proteger
Para o diretor da Serasa Experian, a melhor opção é utilizar uma abordagem de camadas para lidar com os crimes digitais, agrupando soluções capazes de possibilitar aspectos diferentes de proteção. Heliezer Viana, sócio da Mazars, auditoria e consultoria empresarial, lembra que, assim como os bancos precisaram investir na conscientização do uso ao crédito, as empresas de e-commerce também devem continuamente promover a conscientização dos consumidores quanto à questão da segurança no uso de dados.
O executivo revela que há inúmeros tipos de fraudes que podem acontecer quando os dados são expostos em sites duvidosos. Mas os principais deles, que estão mais em evidência, são as fraudes de identidade e de cartão, por isso, o varejista online deve fazer periodicamente a análise de vulnerabilidade no site, para garantir a segurança do consumidor.
Claro que os consumidores também precisam fazer sua parte. A ação mais básica é ficar cada vez mais atento durante as compras digitais. Algumas dicas que podem ajudar a evitar situações perigosas são, ao tentar encontrar uma boa promoção, se atentar a procedência dos sites em que estão navegando e inserindo seus dados pessoais – como localizar o símbolo do cadeado na barra de navegação. Também é preciso investigar com cautela as promoções e links enviados por e-mail, que podem ser falsas e até utilizar o método de phishing para extraviar informações.