Brasileiros podem receber o auxílio-inclusão de R$ 606 mensalmente

Por meio do INSS, os beneficiários podem receber um abono de meio salário mínimo (R$ 606 em 2022), caso encontrem um emprego e exerçam a atividade formalmente, ou seja, com a carteira assinada.

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está disponibilizando aos segurados um novo auxílio de R$606. Trata-se do auxílio-inclusão, programa que é regularizado pelo Governo Federal com a finalidade de ajudar os cidadãos com deficiência que já receberam ou ainda recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Por meio do INSS, os beneficiários podem receber um abono de meio salário mínimo (R$ 606 em 2022), caso encontrem um emprego e exerçam a atividade formalmente, ou seja, com a carteira assinada.

Como receber o auxílio de R$606

De acordo com as regras, o auxílio-inclusão de R$ 606 pode ser solicitado por pessoas com deficiência que recebem o BPC e trabalham com carteira assinada. Além disso, o pagamento pode ser disponibilizado para os cidadãos que estavam recebendo o BPC nos últimos cinco anos.

Os beneficiários receberão os valores através do INSS. Entretanto, para isso, elas devem cumprir os seguintes requisitos:

  • Comprovar a deficiência por meio de laudo;
  • Ter o nome fora dos órgãos de proteção ao crédito;
  • Ter recebido o BPC nos últimos cinco anos ou ter tido o benefício suspenso durante o mesmo período;
  • Compor família que recebe até dois salários mínimos por pessoa;
  • Estar inscrito no Regime Geral de Previdência Social ou vinculados à previdência municipal/estadual e ter uma atividade remunerada;
  • Estar com a inscrição atualizada no CadÚnico (Cadastro Único do Governo Federal).

Nova regra para receber o auxílio de R$ 606

Recentemente, uma portaria do Ministério do Trabalho alterou algumas normas para o recebimento do auxílio-inclusão. Dessa forma, aqueles que possuem alguma deficiência e ingressaram no mercado de trabalho, exercendo atividades remuneradas na área militar ou como autônomos e pequenos produtores rurais, também poderão serão beneficiados pelo programa.

É importante salientar que as novas regras incluem na atividade militar os bombeiros, policiais militares e Forças Armadas. Já no caso dos autônomos, poderão receber o benefício aqueles que recolhem contribuição para o INSS, na opção de contribuintes individuais.

Como solicitar o auxílio?

Os interessados podem solicitar o benefício por meio do site ou aplicativo Meu INSS. Além disso, há a possibilidade de ligar para a central de atendimento 135 (disponível de segunda à sábado, das 07h às 22h) para realizar o procedimento.

Para quem for realizar a solicitação pelo aplicativo, basta:

  1. Baixar o aplicativo Meu INSS e fazer o login na plataforma;
  2. Em seguida, você deve selecionar a opção “Novo Pedido”;
  3. Feito isso, digite o nome do serviço ou benefício que deseja ter acesso;
  4. Na tela vai aparecer uma lista, você deverá clicar na opção “serviço” ou “benefício”;
  5. Na sequência um texto aparecerá para que você leia. Depois de ler informe seus dados e clique em “avançar”.

Cabe salientar que o resultado do pedido pode ser acompanhado pelo próprio aplicativo Meu INSS, na opção “Consultar pedidos”. O INSS tem um prazo de 30 dias úteis para retornar com a resposta do pedido.

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