Brasil aumenta o número de vagas de emprego no mês de abril

No último mês de abril o Brasil registrou um número de criação de empregos equivalente a 120.935 novos postos de trabalho com carteira assinada. Esse número de novas vagas de emprego representa um aumento de 0,3% em relação ao total de empregos no mês de março.

No entanto, em abril o total de vagas de emprego criadas foi 31% menor que o total de vagas criadas em março. Cerca de 177 mil novos postos de trabalho formal foram criados durante o mês de março, segundo dados do Caged. O Caged é o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados e os dados são desta quarta-feira (26).

O ministro da Economia, Paulo Guedes, acredita que a diminuição na criação de novas vagas de emprego durante o mês de abril, tem relação com a pandemia. Segundo ele, a segunda onda da pandemia no mês passado impactou negativamente a criação de novos empregos para o mês de abril.

“Nós criamos 1 milhão de empregos nos últimos 4 meses de 2020 e já estamos nos aproximando de mais 1 milhão de novos nos primeiros quatro meses do ano. O ritmo de criação de emprego continua, apesar do impacto em abril, quando as mortes atingiram o pico da segunda onda”, disse o ministro.

A criação de empregos no ano

Durante o ano, de janeiro a abril, mais de 957 mil novas vagas de emprego foram criadas. Com a soma desse valor, o país alcança um total de mais de 40,32 milhões de empregos com carteira assinada existentes. Contudo, esse número ainda é inferior ao registrado em abril do ano de 2015.

Além disso, todas as atividades econômicas tiveram um crescimento no saldo total de empregos durante o mês de abril de 2021. O setor de Serviços foi o que teve maior número absoluto na criação de vagas de emprego, 57 mil a mais que em março. Porém, em termos relativos, a Construção Civil teve um crescimento de 0,93% em abril em relação a março deste ano, o que representa a maior taxa de crescimento entre os setores.

Vale ressaltar que durante as contratações do mês de abril o salário médio do trabalhador foi de R$ 1.855. Esse valor é 2,5% maior que o valor apresentado em março, entretanto ainda está cerca de 5% menor que o valor médio dos salários registrado em abril de 2020. No mês de abril do ano passado, a média do valor dos salários das contratações era de R$ 1.952.

Vagas de emprego por Regiões

De acordo com os dados Caged, houve saldo positivo na geração de vagas de emprego formal regiões brasileiras:

  • Sudeste (+49.371 postos, +0,24%);

  • Sul (+21.721 postos, +0,28%);

  • Centro-Oeste (+20.928 postos, +0,61%)

  • Nordeste (+19.747 postos, +0,31%);

  • Norte (+9.170 postos, +0,49%).

Dentre os estados da federação brasileira, apenas o Amapá, na região Norte, e Alagoas, Sergipe e Rio Grande do Norte, no Nordeste, tiveram uma baixa no número total de vagas de emprego formais.

Em contrapartida, a região Centro-Oeste teve o maior crescimento relativo no saldo de empregos com carteira assinada. Este crescimento é cerca de 0,61% maior que o mês anterior. Ademais, Goiás e Mato Grosso do Sul lideraram o crescimento na criação de novas vagas de emprego em relação ao mês anterior.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.