Brainstorming: o que é e como funciona

O Brainstorming é um conceito ainda pouco conhecido e aplicado no dia a dia das organizações brasileiras. Essa expressão vem do inglês e significa “chuva de ideias”. Essa técnica foi desenvolvida pelo americano Alex Osborn, que atuou como publicitário durante mais de 50 anos.

O Brainstorming nasceu como uma forma de estimular a criatividade e o surgimento de ideias inovadoras. O termo acabou se disseminando e ultrapassando as fronteiras corporativas. Desse modo, hoje se encontra em diferentes meios e é também muito usado na área da educação.

Como funciona o Brainstorming?

Para que o processo dê certo é necessário atentar para alguns pontos. Ao propor um Brainstorming com sua equipe de trabalho, é importante que todos tenham a oportunidade de falar, pois ninguém deve ficar de fora da exposição de ideias. É preciso criar um ambiente confortável para o diálogo e livre de críticas e julgamentos. Mesmo que, a princípio, as ideias pareçam descabidas, é importante ouvir até o final.

O foco dessa técnica é a quantidade de ideias. Quanto mais o cérebro trabalha em um assunto, maior a possibilidade de encontrar uma resposta adequada. O Brainstorming pode ser usado em diferentes situações que exijam solução de desafios. Confira a seguir o passo a passo para aplicar essa técnica sem erros.

Primeiramente, é preciso delimitar o problema e deixar claro para sua equipe. Para isso, levante dados e delegue tarefas. Desse modo, será mais simples afunilar as ideias que surgirão e não desviar da pauta principal.

Escolha com antecedência os funcionários e colegas que vão compor seu time de trabalho. Busque indivíduos com perfis diversos para ampliar a variedade de opiniões. No entanto, é necessário estar atento ao tamanho do grupo. Quanto maior a equipe, maior o tempo gasto para aplicar um Brainstorming.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também Citação direta e indireta: como citar de acordo com a ABNT.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.