BPC: conheça as regras ATUALIZADAS em 2024 e veja como solicitar o benefício

O Benefício de Prestação Continuada (BPC) é um direito garantido pela Constituição Federal de 1988. O seu objetivo é assegurar um salário mínimo mensal a pessoas com deficiência ou idosos que não possuem meios de prover a própria subsistência ou de tê-la provida por sua família.

Para ter direito ao BPC, é necessário cumprir alguns requisitos, que foram atualizados em 2024. Neste artigo, vamos explicar quais são esses requisitos e como solicitar o benefício junto ao INSS.

Requisitos para receber o BPC em 2024

Antes de solicitar o BPC, é importante se atentar aos requisitos, pois somente quem segue todos eles poderá receber as parcelas mensais do benefício. A seguir, confira todas as regras:

  • Ser pessoa com deficiência ou idoso com 65 anos ou mais;
  • Ter renda familiar per capita inferior a um quarto do salário mínimo vigente (R$ 353 em 2024);
  • Estar inscrito no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico);
  • Possuir Número de Identificação Social (NIS).

Passo a passo para solicitar o BPC

 

Passo a passo para solicitar o BPC
Passo a passo para solicitar o BPC. Imagem: Divulgação

A solicitação do BPC pode ser realizada de forma online, por meio do aplicativo Meu INSS. A seguir, confira o passo a passo completo:

  1. Em primeiro lugar, acesse o site ou o aplicativo Meu INSS e faça o seu cadastro ou login;
  2. Na página inicial, clique em “Agendamentos/Solicitações” e depois em “Novo requerimento”;
  3. Depois, digite “BPC” na barra de pesquisa e selecione a opção “Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência” ou “Benefício Assistencial ao Idoso”, conforme o seu caso;
  4. Em seguida, preencha os dados solicitados e anexe os documentos necessários;
  5. Por fim, confira as informações e conclua o requerimento;
  6. Acompanhe o andamento do seu pedido pelo Meu INSS ou pelo telefone 135.

Documentos necessários

Antes de solicitar o BPC, é importante reunir todos os documentos necessários para o requerimento. Assim, ficará mais fácil o benefício ser aprovado, uma vez que a solicitação contará com a documentação completa. Confira quais são:

  • Documento de identificação oficial com foto e número do CPF do requerente;
  • Documento dos membros da família;
  • Comprovante de residência atualizado;
  • Laudo médico que ateste a deficiência, se for o caso;
  • Declaração de renda familiar, se não houver comprovante formal;
  • Outros documentos que comprovem a situação de vulnerabilidade social.

É importante lembrar que os documentos devem estar legíveis, sem rasuras ou cortes. Além disso, eles devem ser enviados em formato PDF, PNG ou JPG, com tamanho máximo de 5 MB cada.

Perícia médica

Além disso, as pessoas com deficiência que desejam receber o BPC devem passar por uma perícia médica no INSS, a fim de comprovar a deficiência.

No entanto, aqueles que já solicitaram o BPC, mas ainda não receberam, poderão ter vantagem na hora de uma nova solicitação. Isso porque agora é possível fazer o reaproveitamento da perícia médica.

Isso significa que essas pessoas não irão precisar fazer uma nova perícia na nova solicitação. Mas é importante se atentar, pois para se beneficiar dessa regra é preciso cumprir as seguintes exigências:

  • Ter feito a última solicitação nos últimos 2 anos;
  • A negação da primeira solicitação não pode ter relação com a avaliação da deficiência. Dessa maneira, o interessado precisa ter sido aprovado pelo médico do INSS.

A negação do benefício pode ocorrer por outros motivos, como a falta do cadastro no CadÚnico, por exemplo. Assim, será possível solicitar o BPC de forma inteiramente online e obter aprovação em poucos minutos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.