Bolsonaro critica lockdown novamente

Na manhã desta quarta-feira (10) o presidente Jair Bolsonaro voltou a criticar as medidas de isolamento social. Desta vez, o parlamentar afirmou que vê como abuso que os governadores peçam por um lockdown nacional. A fala foi dada em discurso com apoiadores no Palácio da Alvorada.

“A maioria dos governadores querem um lockdown nacional. Imagina se fosse o Haddad presidente? Nem precisava o governador ter pedido, né? Sabemos a dificuldade, povo está sofrendo. Está havendo abuso, no meu entender, nessa política de ‘feche tudo’, porque a economia não dá para ver depois não”, declarou Bolsonaro.

“Imagina para esses caras que fecham: não falta nada para eles? O salário todo mês na conta… Eu que tenho me colocado no local de quem não tem”, continuou.

O presidente ainda defendeu que o lockdown não seria para salvar vidas, mas sim para equipar os hospitais.

O discursos de Bolsonaro foi postado num vídeo de um canal do YouTube que apoio Bolsonaro.

Pacto Nacional Para Conter a Covid-19

Ao todo, até agora, 22 governadores aderiram ao Pacto Nacional Para Conter a Covid-19/Medidas Preventiva.

“A situação se agravou no Brasil com as variantes e uma vacinação muito lenta”, disse a pesquisadora em saúde da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Chrystina Barros, a Uol.

Essa e outras situações tem preocupado as autoridades estaduais, por isso tal medida foi tomada. Para se ter uma ideia do tamanho da pandemia do Brasil, nesta terça-feira (09) o país ultrapassou os Estados Unidos em número de mortes registradas em 24h.  Foram registradas a mortes de 1.954 brasileiros em 24h – o maior número desde o início da pandemia.

No total, desde o início da pandemia da Covid-19, já são mais de 268 mil mortes, de um total de 11 milhões de casos registrados até agora.

Diante deste cenário, e de leitos da Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) sobrecarregados, muitos governadores têm adotados medidas que seguem a linha do isolamento social e do lockdown.

Em São Paulo, por exemplo, o governador João Doria, decretou que a fase vermelha – a mais restritiva em relação do que pode ou não funcionar – se mantenha até o próximo dia 19. Já no Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), governador de Brasília, decretou toque de recolher.

A iniciativa foi tomada pelo governador em relação a situação dos leitos de unidades de terapia intensiva (UTIs) no Distrito Federal. Quem descumprir o decreto, poderá desembolsar até R$ 2 mil.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.