BOLSA FAMÍLIA: Programa social terá remédio gratuito no Farmácia Popular

Beneficiários não precisam fazer novo cadastro

O novo Bolsa Família já garantiu a seus beneficiários não apenas o valor de R$600 mensais, mas também alguns adicionais relacionados aos componentes do núcleo familiar, como um extra para gestantes, e para crianças e adolescentes. Ao que parece, agora eles poderão retirar remédios gratuitos do Farmácia Popular.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), participou nesta quarta-feira (07/06), de uma solenidade dedicada ao lançamento do programa social Farmácia Popular, em Recife. Todavia, o governo altera um dos programas mais importantes da área de saúde, que fornece medicamentos aos cidadãos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

De fato, o presidente Lula tem como objetivo fortalecer essa distribuição de medicamentos. O Farmácia Popular foi criado ainda no ano de 2004, em seu primeiro mandato. Ademais, ele é considerado uma peça fundamental para garantir aos brasileiros o direito básico ao acesso à saúde, como prevê a Constituição.

Em síntese, o Farmácia Popular deverá oferecer medicamentos de forma gratuita para tratamentos de saúde como diabetes, asma, hipertensão. O novo programa do Governo Federal também irá subsidiar alguns tratamentos como casos de rinite, doença de Parkinson, osteoporose, glaucoma, anticoncepcionais e fraldas geriátricas.

Programa Farmácia Popular

Em relação aos subsídios dos tratamentos de saúde oferecidos pelo programa reformulado do Farmácia Popular, o Ministério de Saúde deverá pagar metade dos valores relacionados ao medicamento. Analogamente, o beneficiário deverá arcar com os custos complementares, de acordo com os preços praticados na farmácia.

Durante o lançamento do programa, Lula afirmou que “Eu trato o fazendeiro com respeito, eu trato o banqueiro com respeito, mas são aqueles que estão embaixo, aqueles que estão na periferia, aqueles que não tiveram a sorte de estudar, é para esses que eu fui eleito e é para esses que eu vou governar neste país”.

Desse modo, o presidente afirma que a volta do Farmácia Popular irá colocar mais remédios dando a oportunidade das pessoas viveram mais, de curar suas doenças e que o preço dos remédios está muito alto, e o tratamento é bastante caro. Ele diz que aposentados e pensionistas não têm como arcar com essas despesas.

O presidente Lula ainda ressaltou, durante a solenidade, que pessoas mais velhas não podem gastar metade de sua renda mensal com remédios. Ele afirma que existe a necessidade de gastar com comida, e que o Governo Federal pode auxiliar essas pessoas através do Farmácia Popular, garantindo a eles o remédio.

Investimento social

Para o presidente Lula, os gastos relacionados a ações governamentais direcionadas à área social são investimentos, principalmente em questões como a saúde da população de baixa renda do país. O Governo Federal afirma que os beneficiários do Bolsa Família terão acesso a mais de 40 tipos de medicamentos.

Em síntese, as medicações estão listadas no programa Farmácia Popular. Uma parte é gratuita e a outra possui um desconto de cerca de 90% em comparação aos valores tabelados nas farmácias convencionais. Vale ressaltar que anteriormente alguns remédios tinham descontos e agora passaram a ser gratuitos.

Quem recebe o Bolsa Família terá direito a quatro anticoncepcionais, dois tipos de tratamento para doença de Parkinson, três remédios de sinvastatina, indicado para o controle do colesterol. Além disso, os beneficiários terão direito a três tipos diferentes de remédios para o controle da rinite e fraldas geriátricas.

Lula, durante o lançamento do Farmácia Popular, disse que “ninguém vai ao médico para pegar um diagnóstico. Ninguém ao médico vai para pegar apenas a receita. A gente vai ao médico porque a gente quer o diagnóstico. A gente quer a receita e a gente quer comprar o remédio para curar o diagnóstico dado pelo médico“.

Bolsa Família

A princípio, o Governo Federal diz que os beneficiários do Bolsa Família não precisarão se cadastrar novamente para poder retirar esses medicamentos de maneira gratuita. O sistema do Farmácia Popular deverá identificar as pessoas já inscritas no programa social, garantindo a eles o tratamento de doenças.

Em conclusão, no ano passado, durante o governo de Jair Bolsonaro (PL), o Farmácia Popular atendeu a cerca de 20 milhões de pessoas em todo o país. Com a reformulação do programa, o novo governo espera atender ainda mais pessoas. Para adquirir os remédios é preciso ir a farmácias com o selo “Aqui tem Farmácia Popular”.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.