BOLSA FAMÍLIA: Confira o EXTRATO do benefício através do Caixa Tem

O pagamento da parcela de dezembro do Bolsa Família começa em poucos dias, e milhões de brasileiros não veem a hora de acessar esses valores. O benefício deverá contemplar mais de 21 milhões de segurados do programa no último mês de 2023.

Embora a Caixa Econômica Federal ainda não tenha iniciado os repasses do benefício, os segurados já podem conferir o extrato da parcela de dezembro do Bolsa Família. Essa é uma maneira de visualizar o valor a receber neste mês e ficar por dentro de qualquer problema que possa surgir.

Em resumo, o calendário de pagamento do benefício possui um padrão, e os repasses acontecem nos dez últimos dias úteis de cada mês. Contudo, os repasses irão acontecer com uma semana de antecedência em dezembro, para que todos os beneficiários recebam o valor antes das festas de final de ano.

Como consultar o extrato do Bolsa Família?

Os usuários podem acessar informações sobre o Bolsa Família através do aplicativo Caixa Tem. Em suma, a pessoa deve baixar o app na loja do smartphone e fazer o login, informando o CPF e a senha de cadastro. Dessa maneira, poderá utilizar os serviços oferecidos, conferindo o extrato do benefício, realizando transações via PIX ou até mesmo o pagamento de contas.

Entretanto, caso seja o primeiro acesso, a pessoa deve seguir o passo a passo abaixo para se cadastrar no app:

  1. Abra o aplicativo Caixa Tem;
  2. Clique em “Cadastre-se e abra sua conta”;
  3. Clique em “Continuar” para criar o perfil de acesso;
  4. Informe CPF, nome completo, número do celular, data de nascimento, CEP e e-mail;
  5. Em seguida, crie uma senha.

Após esses passos, a pessoa deverá confirmar que tem acesso ao e-mail ou ao celular informado, clicando em uma mensagem de confirmação enviada pelo aplicativo. Em seguida, poderá utilizar os serviços do Caixa Tem.

Beneficiários do Bolsa Família podem consultar extrato e acessar valores pelo Caixa Tem
Segurados do Bolsa Família podem consultar extrato e acessar valores pelo Caixa Tem. Imagem: Notícias da Manhã.

Consulta pode ser feita pelo site da Caixa Econômica

As pessoas que não quiserem fazer a consulta do benefício pelo aplicativo do Caixa Tem, podem acessar o site da Caixa Econômica para consultar o extrato do Bolsa Família. Para isso, basta seguir os passos abaixo:

  1. Entre no site da Caixa;
  2. Faça o cadastro no site;
  3. Digite o número do PIS e a senha para acessar a conta;
  4. Clique em “não sou um robô” e aperte em “confirmar”.

Após seguir todos esses passos, a pessoa poderá acessar as informações relativas ao Bolsa Família, conferindo o saldo do benefício a ser pago em dezembro.

Verifique o saldo do Bolsa Família por telefone

Outra alternativa é verificar o saldo do Bolsa Família por telefone. Essa opção tende a ser utilizada pelas pessoas que não têm muita habilidade em mexer na internet, mas também não gostam de sair de casa.

Em resumo, basta ligar para o Atendimento Caixa ao Cidadão no número 0800 726 02 07. Nesse caso, o principal benefício é poder tirar dúvidas com os atendentes, caso exista algum questionamento.

Ao ligar para o 0800, a pessoa deverá digitar 21 e, em seguida, 2 3 novamente, segundo a Caixa Econômica. Depois, o usuário deverá digitar o seu NIS para ter informações sobre o benefício.

Veja como sacar o dinheiro

Caso os beneficiários queiram sacar o dinheiro, deverão ir a alguma agência bancária da Caixa para realizar a operação. Em síntese, basta usar o cartão de débito da conta ou o cartão social.

Os saques podem ser feitos nos seguintes estabelecimentos:

  • Unidades Lotéricas;
  • Correspondentes Caixa Aqui;
  • Terminais de autoatendimento;
  • Agências da Caixa.

Saque o valor em agências da Caixa

Outra opção para saber o extrato do valor das contas é se deslocar a alguma agência da Caixa Econômica. No entanto, essa alternativa não é muito funcional, uma vez que a pessoa terá que sair da sua residência para conseguir uma informação que pode ser acessada pela internet, no conforto de casa.

De todo modo, há pessoas que só gostam de acessar ou fazer transações dos valores do Bolsa Família em agências da Caixa. Nesse caso, o melhor é esperar a data de pagamento do benefício para sacar o valor quando for ao estabelecimento.

Cabe salientar que as pessoas devem estar munidas de documento de identificação com foto, além do cartão cidadão e da senha de acesso da conta. Apenas dessa forma a pessoa poderá acessar o benefício.

Calendário do Bolsa Família de dezembro

Por fim, as famílias já podem conferir as datas de pagamento do Bolsa Família em dezembro. Em suma, os repasses possuem um padrão e acontecem conforme o último dígito do Número de Identificação Social (NIS) dos usuários. Dessa forma, um novo grupo tem acesso ao valor em suas contas a cada dia útil.

Confira o calendário de pagamentos do Bolsa Família de dezembro de 2023:

Data do pagamentoFinal do NIS
11 de dezembro (segunda-feira)1
12 de dezembro (terça-feira)2
13 de dezembro (quarta-feira)3
14 de dezembro (quinta-feira)4
15 de dezembro (sexta-feira)5
18 de dezembro (segunda-feira)6
19 de dezembro (terça-feira)7
20 de dezembro (sexta-feira)8
21 de dezembro (segunda-feira)9
22 de dezembro (terça-feira)0

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.