Bolsa Família exige CONDICIONALIDADES neste fim de 2023

Beneficiários devem fazer acompanhamento de saúde para permanecerem no programa.

Agora em dezembro, os beneficiários do Bolsa Família precisam se atentar ao cumprimento das condicionalidades. Isto é, são regras que condicionam a participação destes cidadãos no programa. Assim, caso ocorra o desrespeito de uma dessas exigências, pode haver suspensão e até mesmo cancelamento do benefício.

O objetivo delas, de acordo com o Governo Federal, é fazer com que pessoas de baixa renda acessem outras políticas públicas. Portanto, para além de dar acesso a um valor, o Bolsa Família busca incluir seus beneficiários em serviços de saúde e educação, por exemplo.

Veja também: Benefício Mais Social ganha aumento para R$ 450

A exigência de cumprimento destas regras costuma se dividir nos dois semestres do ano. Desse modo, agora com o fim de 2023, os beneficiários devem se atentar!

Quais são as condicionalidades do Bolsa Família?

Para continuar recebendo as parcelas do Bolsa Família, os beneficiários devem:

  • Manter a frequência escolar de crianças e adolescentes;
  • Realizar o acompanhamento de saúde de crianças, adolescentes, gestantes e mulheres com mais de 40 anos;
  • Atualização da carteira de vacinação.

Dessa forma, é possível garantir que estes cidadãos terão acesso aos serviços públicos de saúde e de educação.

Aqueles que não estiverem de acordo com estas regras podem sofrer com a suspensão do benefício e até mesmo o seu cancelamento. Portanto, é muito importante que todos procurem realizar as atividades necessárias.

Outro ponto importante para evitar que o beneficiário perca seus valores é a atualização do Cadastro Único.

Condicionalidades da educação

De acordo com o Governo Federal, eram mais de 18,8 milhões de beneficiários que precisavam cumprir com regras sobre educação entre junho e julho de 2023.

Assim, deste total, 76% fizeram o acompanhamento, o que representa mais de 14,3 milhões de pessoas. O número é maior que o do período anterior, o que demonstra o trabalho que as redes de educação federal, estaduais e municipais vêm realizando.

Além disso, destes que fizeram o acompanhamento, 94,4% cumpriram com as regras sobre frequência escolar, de acordo com cada faixa etária, ou seja:

  • Alunos de pré-escola, de 4 e 5 anos de idade;
  • Alunos entre 6 e 15 anos de idade; e
  • Adolescentes de 16 e 17 anos de idade.

Veja também: Pescadores do Norte recebem auxílio extraordinário em dezembro

Dessa forma, o programa vem buscando evitar a evasão escolar, ou seja, quando os alunos saem da escola.

Bolsa Família também atua na saúde

Indo adiante, o governo também indica dados sobre famílias do Bolsa Família no que diz respeito ao acompanhamento de saúde.

De janeiro a julho, 78,22% dos beneficiários tiveram acompanhamento. Assim, foram 55,57% de crianças na idade de 0 a 7 anos que cumpriram as regras, o que representa cerca de 5 milhões delas. Isto é, que realizaram:

  • Atualização do calendário de vacinação; e
  • Acompanharam os dados nutricionais de peso e altura.

Isso significa o aumento de mais de 645.492 crianças quando em comparação com o período anterior em 2022.

Além disso, outro grupo que deve fazer o acompanhamento de saúde é o de mulheres. Ao todo, são 24.906.233 de mulheres que constam no cadastro para acompanhamento.

Deste número, 86,32% fizeram o acompanhamento, ou seja, 21.449.241 de mulheres. Estas, portanto, tiverem o incentivo para:

  • Acessar aos serviços de saúde da atenção básica;
  • Que ocorra a identificação de gestantes; e
  • Acompanhamento do pré-natal.

Este total representa um aumento de quase 1 milhão de mulheres que fizeram o acompanhamento da saúde a partir do Bolsa Família.

O objetivo, assim, é que todos os membros da família que recebe o benefício, de fato, exerçam o direito à saúde.

Municípios chamam para cumprimento das regras

O ente que acompanha de perto todos os beneficiários do Bolsa Família é o município, a partir de seu governo. Portanto, é no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) que o beneficiário realiza seu cadastro, atualiza suas informações e tira dúvidas, por exemplo.

Da mesma forma, é em postos de saúde do município que a família deve fazer seu acompanhamento.

Veja também: Bolsa Família teve 8 milhões de suspensões por irregularidade

Nesse sentido, o segundo período do ano para este acompanhamento já se encera no dia 29 de dezembro. Por esse motivo, diferentes governos municipais estão chamando os beneficiários para que façam o acompanhamento a tempo.

Aparecida de Goiânia/GO faz chamado

Recentemente, o município de Aparecida de Goiânia/GO foi um dos vários governo municipais que estão chamando os beneficiários do Bolsa Família.

O alerta é para:

  • Crianças de 0 a 7 anos; e
  • Gestantes.

Estes, então, precisam se dirigir a uma Unidade Básica de Saúde (UBS) até o dia 29 de dezembro a fim de realizar o acompanhamento de saúde.

Nesse sentido, a prefeitura relembra que, sem este acompanhamento, a família corre o risco de perder o benefício. Por esse motivo, de acordo com a Chefe de Atenção aos Ciclos de Vida da SMS, Marilya Rodrigues Reis, o município também irá realizar a busca ativa.

“Convocamos as gestantes e os responsáveis para que tragam as crianças de 0 a 7 anos, que ainda não realizaram o monitoramento nesse semestre, na UBS mais próxima de sua residência. Também faremos busca ativa por telefone quando necessário”, declarou.

Salvador/BA também chama beneficiários

Outro município é Salvador/BA que, por meio de sua Secretaria Municipal da Saúde está alertando os beneficiários sobre o fim da segunda vigência.

De acordo com a prefeitura, apenas 41,26% dos beneficiários que devem fazer o acompanhamento o fizeram. Isto é, o que representa um total de 311.267 pessoas de Salvador.

A vice-prefeita e secretária de saúde de Salvador, Ana Paula Matos, se manifestou sobre a importância de se cumprir esta exigência.

“Nós estamos fazendo mais um chamamento à população para a avaliação de saúde voltada às pessoas que recebem o Bolsa Família, o nosso objetivo é, além de garantir o acesso à saúde, assegurar que todos possam continuar sendo assistidos por essa política pública tão importante”, declarou.

Desse modo, aqueles que desejam evitar o bloqueio do benefício devem se dirigir a uma dos 160 postos de saúde do município com os documentos necessários. Alguns destes são, por exemplo:

  • Cartão do Programa Bolsa Família;
  • RG ou CPF;
  • Caderneta da Criança; e
  • Cartão da Gestante.

Assim, aqueles que fazem parte dos grupos que devem realizar o acompanhamento vão cumprir esta condicionalidade e irão manter seus benefícios.

Além destes municípios, é importante que o beneficiário identifique o chamado também naquele em que reside. Cumprir o acompanhamento de saúde é necessário para manter o Bolsas Família.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.