Bolsa Família: Bolsonaro deve entregar texto nesta segunda, 9 de agosto

De acordo com informações da imprensa, o Presidente Jair Bolsonaro deverá enviar o texto do Bolsa Família nesta segunda (9)

O Presidente Jair Bolsonaro tem um compromisso na manhã desta segunda-feira (9). De acordo com as informações de veículos de imprensa, o executivo deverá ir até o Congresso Nacional. Ainda segundo esses jornais, ele deverá entregar o texto do novo Bolsa Família nas mãos do Presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).

O Governo Federal ainda não confirma essa informação de maneira oficial, mas também não nega. Nos últimos dias chegou a circular uma história de bastidor que dava conta de que o Planalto entregaria o texto do novo Bolsa Família até o último final de semana.

Isso, no entanto, acabou não acontecendo. E o poder executivo não explicou o porquê disso. De qualquer forma, a explicação agora é que o próprio Presidente vai pessoalmente entregar esse texto. De acordo com as informações da imprensa, o ofício vai trazer uma série de informações importantes.

No entanto, quem quiser saber o valor médio do repasse, vai acabar se frustrando. É que de acordo com vários jornais, o texto que o Presidente vai entregar para Lira não explica qual seria o montante médio desses pagamentos. Além disso, ele ainda não explica quais seriam as fontes de recursos para as liberações deste benefício.

De qualquer forma, muita gente acredita que a presença de Bolsonaro no Congresso é um ato simbólico. De acordo com informações de bastidores, o Presidente estaria trabalhando para colar a sua imagem neste novo Bolsa Família, Ele, aliás, deverá mudar o nome do projeto para Auxílio Brasil. Pelo menos essa é a ideia.

Bronca de Lira

Nas últimas semanas, o Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), fez algumas críticas ao Governo Federal neste sentido. Ele disse justamente que o Palácio do Planalto estaria demorando muito para enviar o texto do novo Bolsa Família.

Ele argumentou que pautas grandes como esta podem acabar tomando muito tempo até passar por uma aprovação. E a falta de pressa não vai parecendo um luxo que o Governo Federal possa ter neste momento.

Membros dos Ministérios da Economia e da Cidadania, no entanto, acreditam que tudo está dentro do cronograma. Eles acreditam portanto que o Governo Federal vai conseguir começar os pagamentos deste programa no próximo mês de novembro.

Novo Bolsa Família

De acordo com informações do Ministério da Cidadania cerca de 14 milhões de brasileiros são usuárias do Bolsa Família. Uma parte dessas pessoas está neste momento recebendo o dinheiro do benefício Emergencial.

A ideia do Governo é começar os pagamentos do Auxílio Brasil no próximo mês de novembro, ou seja, um mês depois do fim dos repasses do programa Emergencial. O objetivo é que as pessoas migrem de um projeto para outro.

Ainda não está claro se o Governo Federal vai abrir ou não inscrições para o novo Bolsa Família. Eles ainda não divulgaram esses detalhes. No entanto, a tendência é que eles repitam o processo de seleção através do Dataprev.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.