Black Friday: presidente dos Correios diz que não haverá greve

Presidente dos Correios disse que consumidores podem ficar tranquilos porque estatal não vai entrar em greve na Black Friday

Depois que vários sindicatos começaram a ameaçar uma greve nos Correios para esta sexta-feira (24), o presidente da estatal, Fabiano Silva, decidiu se manifestar. De acordo com ele, os consumidores que devem fazer compras na Black Friday podem ficar tranquilos, porque a paralisação já foi descontinuada.

A Black Friday é uma das principais datas do calendário do comércio no Brasil. A promessa de paralisação estava preocupando os consumidores justamente porque muitos deles estão planejando fazer compras pela internet, e a grande maioria vai precisar dos serviços dos Correios para a entrega destas encomendas.

“O acordo coletivo já havia sido fechado há dois meses. Ajustamos alguns itens pontuais de redação para agradar a todos. Assim, tudo funcionará normalmente, não há qualquer perspectiva de paralisação nesta sexta”, afirmou o presidente da estatal em entrevista concedida na manhã desta quinta-feira (23).

Resposta dos sindicatos

De acordo com informações de bastidores, a maioria dos sindicalistas parece ter concordado com as mudanças feitas pela empresa no acordo, e realmente devem desistir da greve no final desta semana. Ainda na quarta-feira (22), os sindicatos das cidades de Bauru, no interior de São Paulo, e dos estados do Rio de Janeiro e do Maranhão, aprovaram o cancelamento da greve.

A Federação que representa os trabalhadores dos Correios na cidade de São Paulo deve realizar uma assembleia sobre o tema na tarde desta quinta-feira (23). Em tese, eles podem optar por iniciar a greve, mas é mais provável que eles também decidam trabalhar normalmente.

Black Friday: presidente dos Correios diz que não haverá greve
Tendência é que greve seja suspensa também em São Paulo. Imagem: Fernando Frazão/ Agência Brasil

O que os sindicatos estavam pedindo

Os trabalhadores do Correios estavam acusando a estatal de “negligenciar as demandas dos trabalhadores”. Entre outros pontos, eles pediram pela:

  • incorporação de R$ 250 ao salário-base;
  • não tributação de uma bonificação concedida em janeiro.

“Esta greve não se limita à correção de inconsistências do acordo coletivo, mas busca reivindicar direitos e dignidade para os trabalhadores”, dizia a Findect.

Agora, a Federação diz que os Correios apresentaram uma proposta em que se comprometem a atender 12 das 26 demandas dos trabalhadores. No final das contas, a maioria dos membros decidiu acatar o acordo e não iniciar uma greve justamente na Black Friday.

Desconto na Black Friday

O Ministério das Comunicações confirmou que os Correios deverão oferecer descontos de até 30% em envios durante a Black Friday deste ano. Em 2023, o evento comercial que oferece abatimentos em uma série de produtos e serviços está marcado para acontecer na próxima sexta-feira (24).

Segundo o comunicado divulgado pelo Ministério, a ideia é oferecer os descontos de até 30% para envios solicitados tanto por pessoas físicas, como também por grandes empresas do país.

A estatal prevê um aumento de 9,4% no faturamento do e-commerce no Brasil durante a edição da Black Friday este ano. A animação com a data se deve ao momento de queda na taxa de juros e a diminuição da inadimplência no país.

Para participar do procedimento e obter o desconto correspondente, o consumidor deverá baixar o aplicativo oficial dos Correios, realizar a postagem e o pagamento digital da encomenda. Logo depois, ele vai obter o benefício automaticamente ao deixar o produto em uma das agências ou nos chamados pontos de coleta.

“Clientes Clube Correios desfrutam de descontos automáticos conforme o plano, enquanto grandes clientes têm vantagens personalizadas negociadas com consultores de vendas. Além dos descontos, a empresa apresenta novas soluções, como o simulador de cotação de tarifas, destacando serviços como PAC e SEDEX”, disse o Ministério.

“Como parceiros de lojas físicas e digitais, os Correios oferecem serviços como entrega no mesmo dia com o SEDEX Hoje, Correios Empresas, Coleta Interativa (exclusiva para clientes com contrato) e muito mais, potencializando o sucesso dos lojistas na Black Friday. Para detalhes adicionais, acesse a hotpage da campanha para informações completas”, seguiu o Ministério.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.