Black Friday pode aumentar uso do Pix no e-commerce? Veja os dados atualizados

O Pix é um sistema de transferências bancárias instantâneas, lançado pelo Banco Central em 2020, e que se tornou muito popular no Brasil ao longo dos anos. Atualmente, a ferramenta é utilizada diariamente por milhões de pessoas para o pagamento de produtos, serviços, contas, entre outras situações. Sendo assim, com a Black Friday se aproximando, a expectativa é de que haja um aumento na utilização das transferências instantâneas.

A Black Friday, para quem não conhece, é um dia de liquidações em que as lojas oferecem promoções e descontos exclusivos, o que atrai muitos consumidores e movimenta o comércio.

De acordo com o estudo “The Global Payments Report 2023”, realizado todos os anos pela Worldpay, atualmente cerca de 24% das transações realizadas no e-commerce (comércio eletrônico) utilizam o Pix. Além disso, a expectativa é de que a ferramenta chegue a 35% dos pagamentos em compras digitais nos próximos dois anos.

O mesmo relatório também demonstrou que o e-commerce deve crescer 10% por ano até 2026 no Brasil. Dessa forma, como muitas compras na Black Friday são feitas em lojas digitais, é possível afirmar que a participação do Pix nesta data especial deve aumentar.

Pix no Brasil

O Pix completou três anos desde seu lançamento neste mês de novembro, e já conta com mais de 650,7 milhões de chaves cadastradas e 153 milhões de usuários. Isso demonstra que existem mais usuários do sistema do que pessoas economicamente ativas no Brasil, que atualmente estão em 97 milhões.

Black Friday pode aumentar uso do Pix no e-commerce? Veja os dados atualizados
Black Friday pode aumentar uso do Pix no e-commerce? Veja os dados atualizados
Crédito: Shutterstock

O crescimento do Pix foi muito rápido, devido a sua praticidade e gratuidade no envio de dinheiro. Nesse sentido, no mesmo mês em que foi lançado o sistema já ultrapassou as transações feitas com DOC, e logo em seguida também ultrapassou o TED, em janeiro de 2021.

Ao longo dos anos, o Pix também ultrapassou os pagamentos feitos com boletos, as operações com cartão de débito e, por fim, em fevereiro de 2022 superou os pagamentos com cartão de crédito. Com isso, a ferramenta tornou-se o meio de pagamento mais utilizado no Brasil.

Novas funções

Com o grande crescimento do Pix nos últimos anos, o Banco Central já criou diversas outras funcionalidades para a ferramenta. Confira a seguir algumas delas:

  • Função Saque: esta função do Pix permite que o usuário faça uma transação para o estabelecimento e receba em troca o mesmo valor em dinheiro físico. Para isso, o estabelecimento deve ser optante por esta função;
  • Função troco: da mesma forma que no saque, ao receber uma transação instantânea para compra de um serviço ou produto, o estabelecimento devolve o troco em dinheiro físico para o cliente;
  • Pix Agendado: nesta modalidade, o usuário pode agendar a data que deseja para a transferência instantânea ocorrer, dentro de um prazo de até 90 dias;
  • Função crédito: diversas instituições financeiras oferecem a possibilidade do usuário realizar a transferência instantânea, com o dinheiro sendo enviado na hora ao destinatário, porém com o pagamento apenas na fatura do cartão de crédito, com possibilidade de parcelamento. Esta modalidade pode variar, mas geralmente o limite de crédito do cartão é utilizado;

Além dessas funções que já existem, o Banco Central anunciou que no futuro o Pix poderá ser utilizado para o pagamento de pedágios, estacionamentos e transporte público, sem a utilização de internet. Além disso, a ferramenta também poderá ser usada para transações internacionais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.