BLACK FRAUDE! Saiba como identificar e denunciar as promoções falsas no dia da Black Friday

A promoção pode se tornar um pesadelo

Na sexta-feira da semana que vem, mais precisamente no dia 25, todo o país se agitará com a famosa Black Friday. Essa é a promoção quando o varejo libera diversos descontos em muitos produtos. Mas, nem sempre é isso o que acontece e o que era para ser um dia de compras, acaba se tornando a Black Fraude.

A intenção deste dia é empresas e consumidores sejam beneficiados, um com o grande volume de vendas, o outro com a economia de pagar menos naqueles produtos tão desejados. Mas, para que você não seja enganado, o que acontece muito nessa época, o Notícias Concursos mostrará nesta terça-feira (15) como não cair na Black Fraude.

Como aproveitar a Black Friday e não cair na Black Fraude

As vendas da promoção prometem ser as melhores em 2022, desde 2010, quando a data teve a inclusão dentro do calendário do comércio. A espera é que a movimentação seja de R$ 4 bilhões no setor ao longo do período das vendas.

Embora a animação do comércio esteja alta, ainda mais engatando com o período do Natal e da Copa do Mundo, o consumidor precisa tomar alguns cuidados importantes para evitar golpes e falsas promoções. Isso porque a intenção não é perder dinheiro, mas sim, economizar.

Há poucos dias da data, a recomendação é que quem cogita gastar no período já se programe. Assim, conseguirá fazer uma ótima pesquisa de valores, encontrando bons descontos no que deseja comprar.

BLACK FRAUDE! Saiba como identificar e denunciar as promoções falsas no dia da Black Friday
BLACK FRAUDE! Saiba como identificar e denunciar as promoções falsas no dia da Black Friday -Freepik

Como economizar de verdade

Independentemente se a Black Friday intenciona dar um real desconto a determinados produtos, não quer dizer necessariamente que isso é uma economia. É essencial tomar cuidado antes da compra de qualquer produto a fim de não prejudicar as finanças e tornar isso um caos.

Mas, existem alguns procedimentos que podem ser feitos para não cair em golpes:

  • Pesquise preços e não deixe de observar os aumentos antes da promoção;
  • Verifique condições para pagamento e juros inseridos;
  • Atenção para a variação de preço entre um local e outro;
  • Cuidado com fretes, pois podem ficar mais caros do que os produtos em si;
  • Fique atento aos parcelamentos;
  • Cuidado com links de compra que surgem nas redes sociais e nos e-mails;
  • Verifique sempre a URL dos sites em que fará as compras, bem como sua origem, checando a veracidade dos endereços;
  • Faça uma pesquisa acerca do estabelecimento na web para saber do seu histórico com os serviços e reclamações de clientes;
  • Planeje financeiramente as compras;
  • Se tiver garantia estendida, veja se é cobertura total ou se para trocar o produto é preciso pagar franquia.

Denuncie as promoções falsas da Black Friday

Essa prática significa que o comércio acaba fraudando as promoções para atrair clientes, o que tem sido mais fiscalizado pelos consumidores. As lojas aumentam o valor dos produtos alguns dias antes para conceder o suposto desconto, o que não é nada, na verdade.

Cabe ressaltar que as todas as compras feitas durante a Black Friday têm a proteção do CDC (Código de Defesa do Consumidor). Dessa forma, qualquer ação que infrinja o código tem condições de ser denunciado pelos canais:

  • Telefones dos Procons dos estados;
  • Sites, redes sociais ou app do Procon;
  • Presencialmente em uma das unidades.

Para confirmar essa denúncia contra a Black Fraude recomenda-se apresentar algumas provas. Portanto, tenha fotos, vídeos e prints para comprovar que a alteração é ilegal.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.