Benefícios que a escola de educação infantil proporciona às crianças

Muitos pais matriculam seus bebês e crianças pequenas, geralmente de um a cinco anos, em escolas de educação infantil.

Esses programas são geralmente desenvolvidos por educadores treinados. As pré-escolas geralmente oferecem aprendizado formal em sala de aula, são administradas por administradores de escolas profissionais e têm turmas pequenas o suficiente para que os professores possam trabalhar individualmente com as crianças.

Muitas pré-escolas utilizam um currículo definido, contêm regras de sala de aula e testam as crianças para determinar o que aprenderam.

Conheça a seguir benefícios de por as crianças em escolas de educação infantil.

Socialização

Quando as crianças ficam em casa com um dos pais, parente ou babá, elas conseguem alguma socialização, mas é realmente difícil conseguir tanto quanto conseguiriam em uma pré-escola.

Mandar as crianças para a escola tira-as de casa socializando com outras pessoas. Também os expõe a crianças de várias idades.

Encontrar um amigo é muito importante para as crianças, e isso pode ser difícil de fazer em casa ou quando os pais sempre combinam para brincar.

A pré-escola oferece às crianças a oportunidade de conhecer outras pessoas e escolher amigos por conta própria. Os bebês mais novos olham para os pais como uma garantia de que o ambiente é seguro e de que são livres para explorar

. À medida que envelhecem, eles desenvolvem as habilidades para fazer isso a uma distância maior de seus pais e a pré-escola é um ambiente seguro para eles praticarem essa habilidade.

Preparação para a escolaridade formal

Aprender desde tenra idade estabelece uma base para a aprendizagem por toda a vida. Os professores da pré-escola são treinados para ensinar conceitos educacionais às crianças.

Eles também seguem um currículo elaborado para ajudar as crianças a progredir no aprendizado, assim como para garantir que tenham uma base sólida de conhecimentos para iniciar as séries de ensino fundamental.

Ao dar às crianças uma maneira de entrar na escola formal, elas provavelmente se sentirão mais confortáveis no ambiente escolar e desenvolverão associações positivas com a escola e o aprendizado.

Além do conhecimento educacional, os alunos também aprendem como se comportar em ambiente de sala de aula e respeitar professores e outras figuras de autoridade. As crianças se acostumam a seguir as regras em um ambiente escolar estruturado, facilitando a transição para a escola regular.

Independência

Especialmente para crianças que ainda não frequentaram a creche, pode ser um grande choque, de repente, passar longos períodos de tempo longe de seus cuidadores.

Ir para a pré-escola ajuda as crianças a praticar e aprender a gostar de estar longe de cuidadores familiares.

Este é mais um ambiente de baixo risco que torna mais fácil para eles a transição para a escola de ensino fundamental. Também lhes dá confiança para estabelecer relacionamentos e explorar o mundo por conta própria.

Estrutura e rotina

Algumas crianças realmente lutam com a abordagem do tipo “aproveite o dia na hora”, que pode ser a norma quando ficam em casa com os pais o dia todo. Estrutura e previsibilidade podem realmente ajudar essas crianças.

Existem muitos benefícios em ter uma rotina para as crianças, e isso realmente lhes dá uma sensação de segurança porque sabem o que esperar.

Muitas coisas mudam na vida de uma criança à medida que ela cresce e se desenvolve, portanto, ter partes constantes e previsíveis de sua vida pode ajudá-la a ser mais estável e confiante.

E então, você concorda com todos esses benefícios da educação infantil? Compartilhe este artigo!

Leia também – 4 estratégias para ensinar matemática na educação infantil

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.