4 estratégias para ensinar matemática na educação infantil

Ensinar matemática na educação infantil pode se transformar em um desafio e tanto. Afinal, as crianças pequenas aprendem melhor com atividades lúdicas e perder o interesse facilmente caso não estejam sendo entretidas.

Desse modo, professores dessa fase do ensino devem ter ‘cartas na manga’ para ensinar com qualidade a matéria que será utilizada pela vida toda.

Veja as estratégias criativas que funcionam na hora de levar a matemática para o dia a dia das crianças!

1. Contando brinquedos

As aulas na educação infantil normalmente são realizadas em volta dos brinquedos. Quanto mais lúdica for a rotina, melhor para envolver os pequenos na aprendizagem de qualquer matéria.

Então que tal usar essas peças para ensinar matemática? Conte os brinquedos favoritos das crianças, um a um, trabalhando a soma e a subtração. Pode também iniciar o ensino de multiplicação envolvendo brincadeiras com os brinquedos.

2. Na hora do lanche

Chega a hora do recreio na escola e o ensino de matemática não precisa parar! O educador pode apostar no próprio lanche da criança para mostrar funções matemáticas importantes e que farão diferença em toda a sua fase escolar.

Essa é uma forma de ensinar com coisas do dia a dia, sem que a criança fique estática em uma sala de aula. Afinal, essa é uma das principais aflições de quem leciona para educação infantil. Portanto, use a criatividade e leve a matemática para o refeitório!

3. Passeio ao supermercado

Na pandemia fica bem difícil de passeios assim acontecerem. Entretanto, quando essa fase ruim passar a escola pode formular idas ao supermercado mais próximo junto à turma de educação infantil.

Lá os professores podem mostrar a matemática por meio da pesagem das frutas e dos legumes, por exemplo. Além disso, há muitas possibilidades de ensinar passando os alimentos pelo caixa. Foque no uso do dinheiro, troco, quantidade, etc.

4. Quebra-cabeças

Use quebra-cabeças com peças grandes para a turma de educação infantil aprender matemática. Esse jogo trabalha a paciência, concentração e outras habilidades cognitivas.

Montando o quebra-cabeças a criança ganhará noção de sequência, soma, proporção, raciocínio lógico, entre outros conceitos.

E então, gostou das dicas de como ensinar matemática para crianças da educação infantil?

Tem mais alguma que queira compartilhar com a gente? Deixe nos comentários!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.