Batata frita sem fritar: otimize o seu tempo e cuide da saúde

Fazer uma batata frita sem fritar é uma boa opção para deixar o jantar mais saboroso, mas sem investir em uso excessivo de óleo e gordura. Neste texto, apresentamos uma receita super prática para você experimentar. Acompanhe!

Veja como preparar batata frita sem fritar!

A sua batata frita sem fritar pode ser preparada facilmente. Assim, você usufrui de um alimento mais rico em nutrientes e menos calórico do que a batatinha frita convencional. Veja só como é super simples adquirir essa delícia:

Ingredientes

  • Batatas cortadas em palitos fininhos;
  • Sal a gosto;
  • Pimenta do reino;
  • Páprica ou outro tempero de sua preferência.

Lembre-se de separar uma forma que permita que você coloque todas as batatas sem sobrepor umas as outras, combinado? Além disso, separe um pedaço de papel manteiga para usar como forro na sua forma, impedindo que as batatas acabem grudando.

Modo de preparo

  1. Pré-aqueça o forno a 200°C.
  2. Corte as batatas em palitos e seque-as bem com papel toalha. É importante estarem bem sequinhas para ficarem crocantes por fora e macias por dentro.
  3. Em uma tigela, misture as batatas com sal, pimenta do reino e páprica – ou outro tempero de sua preferência.
  4. Forre uma assadeira com papel manteiga e coloque as batatas em uma única camada – lembre de não sobrepor nada, ok?
  5. Asse as batatas por cerca de 20-25 minutos, ou até que estejam douradas e crocantes. Vire as batatas na metade do tempo para que assem uniformemente.
  6. Sirva imediatamente.

É importante servir as batatas quentinhas, pois quando elas esfriam podem ficar mais moles e menos crocantes, o que não é nada agradável, não é mesmo? Por isso, organize-se para servi-las no momento em que for servir os demais preparos.

Benefícios que essa receita pode proporcionar

A batata frita, sem fritar, pode proporcionar muitos benefícios, tanto para a saúde quanto na hora de prepará-las. Veja só:

  1. Crocância garantida: Se você oferecer as batatas quentinhas, terá a crocância garantida, o que mantém aquele aspecto de batata bem fritinha, só que sem óleo.
  2. Redução de calorias: Sabemos que as frituras são ricas em calorias e afetam o processo de emagrecimento, não é mesmo? Com essa receita, isso não irá acontecer.
  3. Preservação de muitos nutrientes presentes na batata: Quando fritamos a batata, ela tende a perder grande parte dos seus nutrientes, coisa que não acontece quando você usa o forno.
  4. Redução de gorduras que fazem mal à saúde: Além de não engordar tanto quanto a batata frita em óleo, essa opção de batatinha também reduz a ingestão de gorduras que fazem mal à saúde e que aumentam o índice de colesterol, por exemplo.
  5. Otimização do tempo e praticidade: Você não precisa ficar mexendo nas batatas na panela, e nem se queimando com o óleo que pode respingar, mas, sim, pode apenas deixar o forno fazendo o seu trabalho enquanto você prepara os outros pratos. Super prático e eficiente.

Gostou de conhecer essa receita saborosa e super simples? Não deixe de comentar as suas dicas para deixá-la ainda mais incrível!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.