Banco do Brasil anuncia programa de demissão voluntária

Nesta segunda-feira (11), o Banco do Brasil anunciou que irá fechar 361 unidades e a abertura de programas de demissão voluntária. O fechamento das unidades abrange postos de atendimento, escritórios e agências e deve acontecer no primeiro semestre de 2021.

O programa de demissão segue até fevereiro deste ano e prevê demitir ao menos 5 mil funcionários, De acordo com o Banco do Brasil, a economia anual com as mudanças será de R$ 353 milhões este ano e de R$ 2,7 bilhões até 2025. O comunicado divulgado pelo banco também afirma que, entre as 361 unidades que serão fechadas, 112 são agências, sete são escritórios e 242 são postos de atendimento.

Destas unidades, 243 agências devem virar postos de atendimento e oito postos de atendimento devem virar agências. As demais 145 unidades devem virar lojas Banco do Brasil, sem guichês de caixas. O comunicado informou ainda que serão criadas 28 unidades de negócios, com 24 com especialidade em agronegócio. “A reorganização da rede de atendimento objetiva a sua adequação ao novo perfil e comportamento dos clientes”, diz o comunicado.

Durante a pandemia do novo coronavírus, o banco registrou aumento das transações online e uso de aplicativos. Por isso, instituições bancárias aproveitaram para cortar custos de operação. As instituições também têm sofrido pressão por risco de calotes.

Em 2020, o Brasil registrou diminuição na inadimplência. Ainda assim, o resultado do Banco do Brasil no terceiro trimestre do ano passado teve aumento de 40,5% nas provisões para empréstimos duvidosos. Esses empréstimos são os feitos quando há reserva de capital para possíveis problemas de pagamentos dos clientes futuramente.

O banco avalia que o auxílio emergencial foi responsável por ajudar os cidadãos a pagarem o crédito em dia, mas a previsão é de que calotes podem aumentar, já que o programa não foi prorrogado para 2021.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.