A missão institucional do Banco Central do Brasil (BCB) é garantir a estabilidade do poder de compra da moeda, zelar por um sistema financeiro sólido, eficiente e competitivo, e fomentar o bem-estar econômico da sociedade, define a própria instituição no Relatório Integrado (RIG) 2021, divulgado recentemente em seu site oficial.
Banco Central: missão, autonomia e objetivos
De acordo com documento oficial, o Relatório Integrado (RIG) é uma autarquia criada pela Lei 4.595, de 31 de dezembro de 1964. Assim sendo, a autonomia do Banco Central do Brasil (BCB) e a fixação de um mandato fixo de quatro anos (prorrogável por igual período) para seus dirigentes foram estabelecidas pela Lei Complementar 179, de 24 de fevereiro de 2021.
A aprovação da lei que garantiu a autonomia ao Banco Central do Brasil (BCB)
Dessa forma, a aprovação da lei que garantiu a autonomia ao Banco Central do Brasil (BCB) é resultado de um longo processo de amadurecimento institucional, em que os benefícios de um banco central autônomo, transparente e responsável foram ficando claros para a sociedade, define a própria instituição.
A literatura econômica e a experiência internacional mostram que a autonomia de um banco central está associada a níveis mais baixos e menor volatilidade da inflação, sem prejudicar o crescimento econômico, explica a instituição em documento oficial.
A atividade econômica e a inflação
Assim sendo, a política monetária pressupõe uma defasagem entre as decisões e seus impactos sobre a atividade econômica e a inflação. A autonomia do Banco Central do Brasil (BCB) aparta o ciclo de política monetária do calendário eleitoral e contribui para consolidar os ganhos alcançados nos últimos anos em termos de estabilidade de preços e estabilidade financeira.
Ampla agenda de reformas
Além disso, o Banco Central do Brasil (BCB) destaca que a autonomia também complementa e apoia a ampla agenda de reformas que o Banco Central do Brasil (BCB) tem empreendido para promover um sistema financeiro mais eficiente, competitivo e inclusivo no Brasil.
Objetivos
Conforme informações oficiais, o objetivo principal do Banco Central do Brasil (BCB) é assegurar a estabilidade de preços. Já os seus objetivos secundários, perseguidos quando não houver prejuízo ao objetivo principal, se referem a:
- Zelar pela estabilidade e pela eficiência do sistema financeiro;
- Suavizar as flutuações do nível de atividade econômica;
- Fomentar o pleno emprego.
Acesse o site oficial do Banco Central e obtenha informações e documentos oficiais divulgados pela instituição, de modo que possa entender os diversos fatores que impactam a economia atual.