Banco Central divulga que clientes tem direito a receber R$ 8 bilhões

Nesta terça-feira (1) o Banco Central (BC) anunciou uma notícia que vai agradar muitos clientes de bancos no Brasil. Segundo a instituição, os clientes de vários bancos brasileiros têm para receber um montante de cerca de R$ 8 bilhões de suas respectivas instituições bancárias.

Segundo o Banco Central, este montante é referente ao pagamento de parcelas e tarifas cobradas indevidamente. Bem como o saldo restante na conta, após o fechamento da mesma. Além disso, o BC acredita que grande parte das pessoas não sabe ou não se lembra de ter direito a receber esse dinheiro.

O novo sistema do Banco Central

Com o anúncio desses dados, o Banco Central também comentou sobre uma futura funcionalidade que a instituição pretende lançar. A funcionalidade se refere a um sistema que divulgará dados dos clientes que tenham algum dinheiro para receber. O intuito é permitir que as pessoas consigam consultar se é de direito delas receber algum valor de algum dos bancos.

A expectativa do Banco Central é lançar esse sistema até dezembro deste ano. A grande proposta é levar a público esses valores, bem como, facilitar a consulta dos usuários que tenham algum valor para receber. Vale ressaltar que para ter acesso ao dinheiro os clientes devem entrar em contato com o seu respectivo banco.

Em nota, o Banco Central afirmou: “Além disso, a perspectiva de recebimento de valores baixos pode não motivar as pessoas a procurarem as instituições financeiras com as quais mantêm ou mantiveram relacionamento atrás de informações”. No entanto, é importante deixar claro que o dinheiro que está guardado é de direito das pessoas.

O programa irá se chamar Sistema de Informações de Valores a Receber (SVR) e espera-se que já esteja funcionando em dezembro. O novo sistema do Banco Central deve ser 100% digital, assim os clientes poderão saber sua situação através de celulares, computadores, por exemplo.

Como irá funcionar o programa

O sistema será alimentado pelas informações que os bancos e demais instituições financeiras precisam repassar ao Banco Central referente às seguintes categorias de contas:

  • depósitos em moeda nacional encerradas com saldo disponível;

  • pagamento pré-paga e pós-paga encerradas com saldo disponível;

  • registro mantidas por sociedades corretoras de títulos e valores mobiliários, por sociedades distribuidoras de títulos e valores mobiliários utilizadas para registro de operações de clientes encerradas com saldo disponível;

Além disso, informações referentes a tarifas, parcelas, cotas de capital, dentre outras, também devem ser submetidas ao Banco Central, pelas instituições

  • Tarifas cobradas indevidamente, não devolvidas ou sujeitas à devolução em decorrência de compromissos com entidades e órgãos reguladores e de fiscalização;

  • parcelas ou obrigações relativas a operações de crédito cobradas indevidamente, não devolvidas ou sujeitas à devolução em decorrência de compromissos com entidades e órgãos reguladores e de fiscalização;

  • cotas de capital e rateio de sobras líquidas de beneficiários e participantes de cooperativas de crédito;

  • recursos não procurados relativos a grupos de consórcio encerrados;

  • outras situações que englobam valores a devolver reconhecidos pelas instituições financeiras.

Vale ressaltar que a partir de outubro, essas informações devem ser enviadas ao Banco Central todo mês. Ao passo que, em caso dos recursos relativos a grupos de consórcio, deverão ser informados trimestralmente. Não deixe de ir atrás das informações para saber se você tem direito de receber algum valor.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.