Banco Central: Copom e Comef

O Copom e o Comef estabelecem diretrizes e definem fatores relevantes para a economia nacional. Saiba detalhes do Banco Central!

Conforme informações oficiais, o presidente e os diretores do Banco Central do Brasil (BCB) compõem os seguintes comitês deliberativos: Comitê de Política Monetária (Copom), que se reúne ordinariamente oito vezes por ano para definir a meta da taxa básica de juros da economia (Taxa Selic).

Banco Central: Copom e Comef

O Comitê de Estabilidade Financeira (Comef), estabelece diretrizes para manutenção da estabilidade financeira e prevenção do risco sistêmico; e Comitê de Governança, Riscos e Controles (GRC), define diretrizes e estratégias relativas à governança corporativa, à estratégia e à gestão de riscos e controles internos.

O Comef avalia os dados da economia

Segundo informações do Banco Central do Brasil (BCB), o Comef avalia os dados da economia, determina estudos e recomenda novas normas, visando preservar a estabilidade financeira e mitigar o risco sistêmico. As unidades administrativas são subordinadas ao presidente e aos diretores e realizam as atividades intrínsecas a cada área de competência. 

Fatores externos 

De acordo com informações oficiais, a estrutura de governança do Banco Central do Brasil (BCB) é complementada por fatores externos que contribuem, orientam e fiscalizam as práticas do Banco Central do Brasil (BCB). Assim sendo, tais fatores são representados pela própria sociedade e por órgãos dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. 

Banco de Compensações Internacionais (BIS) 

O Banco Central do Brasil (BCB) também compartilha experiências, adota as melhores práticas e segue recomendações de governança de vários organismos internacionais, com destaque para o Banco de Compensações Internacionais (BIS), Grupo dos 20 (G20), o Conselho de Estabilidade Financeira (FSB), o Fundo Monetário Internacional (FMI), o Grupo de Ação Financeira (Gafi) e a Network for Greening the Financial System (NGFS), entre outros. 

As instâncias internas de apoio à governança

De acordo com informações da instituição, as instâncias internas de apoio à governança são a Secretaria-Executiva, a Ouvidoria, a Auditoria Interna, a Procuradoria-Geral e a Corregedoria. 

Secretaria-Executiva

A Secretaria-Executiva presta consultoria, assessoramento e apoio técnico imediatos ao presidente e aos diretores, assim como aos principais comitês internos; secretaria as reuniões da DC e de outros colegiados de que participam o presidente e os diretores.

Busca de Normas

Conforme informa o Banco Central do Brasil (BCB), mantém atualizada a ferramenta de Busca de Normas para consulta da sociedade em geral; promove a articulação das diversas áreas do Banco Central do Brasil (BCB), o monitoramento estratégico, o gerenciamento de projetos e programas, o aprimoramento da governança corporativa e o acompanhamento do resultado institucional.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.