Banco Central anuncia o LIFT Challenge Real Digital

O Banco Central anunciou o lançamento do LIFT Challenge para avaliar casos de uso do Real Digital. Saiba mais detalhes!

O Banco Central anunciou o lançamento do LIFT Challenge para avaliar casos de uso do Real Digital. De acordo com informações oficiais, o Banco Central anunciou a edição especial do Laboratório de Inovações Financeiras e Tecnológicas de Desafio do Real Digital, o LIFT Challenge Real Digital.

Banco Central anuncia o LIFT Challenge Real Digital

Conforme informa a instituição, o LIFT Challenge Real Digital tem o objetivo de avaliar casos de uso de uma moeda digital emitida pelo Banco Central do Brasil, o Real Digital, bem como sua viabilidade tecnológica. 

Assim sendo, a instituição informa que a nova versão do laboratório de pesquisa aplicada foi lançada na última terça-feira (30/11), pelo Presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, no último webinário da série promovida pelo BC para discutir a potencial criação de uma moeda digital.

Ambiente colaborativo virtual

 Em sua plataforma oficial, a instituição explica que o LIFT Challenge Real Digital será configurado como um ambiente colaborativo virtual ao reunir um público maduro de instituições de pagamento, bancos, fintechs e empresas de tecnologia. 

Realizados pela Federação Nacional de Associações dos Servidores do Banco Central (Fenasbac), em parceria com o Banco Central, esses desafios agrupam participantes do mercado interessados em desenvolver um produto minimamente viável (MVP do inglês minimum viable product) para o desenvolvimento de soluções inovadoras que beneficiem a população e o funcionamento do Sistema Financeiro, explica a fonte oficial.

A inovação tecnológica aplicada à indústria financeira 

Além dos proponentes de projetos, responsáveis pela proposição e desenvolvimento de projetos de inovação tecnológica aplicados à indústria financeira com foco no tema do LIFT Challenge Real Digital, poderão participar da iniciativa fornecedores de soluções tecnológicas, na condição de parceiros de projetos, bem como agentes da academia, que desejem acompanhar e avaliar projetos através de tutorias, consultorias e orientações por meio de acordos específicos com os proponentes de projetos, informa o Banco Central.

 Confira os projetos selecionados para uso em ambiente online

Conforme informa o Banco Central em seu site oficial, em linha com o foco do desafio, será dada a preferência para a seleção de projetos sobre as seguintes categorias de casos de uso em ambiente online:

  • Entrega contra Pagamento (DvP da expressão em inglês delivery versus payment) voltado à liquidação de transações com ativos digitais, tanto nativos do ambiente digital quanto tokenizados;
  • Pagamento contra Pagamento (PvP da expressão em inglês payment versus payment) voltado ao câmbio entre moedas;
  • Internet das coisas (IoT da expressão em inglês internet of things) voltado à liquidação algorítmica ou diretamente entre máquinas; 
  • Finanças descentralizadas (DeFi da expressão em inglês decentralized finance) voltado à definição de protocolos com liquidação baseada em uma CBDC e tendo em vista requisitos de conformidade e supervisão estabelecidos em norma, de acordo com informações oficialmente divulgadas.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.