Auxílio-taxista: veja lista de cidades que já enviaram informações ao Ministério

Cidadão já pode conferir se o seu município já enviou informações dos seus cadastros para o recebimento do programa auxílio-taxista

O Ministério do Trabalho divulgou no final da última semana uma lista com as cidades que já enviaram as informações para o programa auxílio-taxista. Trata-se do projeto social aprovado dentro da PEC dos Benefícios, que tem como objetivo ajudar os motoristas de táxi do país. Os municípios tinham até a última terça-feira (2) para fazer o envio.

Para saber se a sua cidade está entre as que já enviaram os dados, basta clicar sobre este link. De acordo com informações do Ministério do Trabalho, pouco mais de 3 mil prefeituras enviaram os dados dos seus taxistas para a pasta dentro do prazo. Assim, os motoristas destes municípios passam a ter as suas informações analisadas.

Se a sua cidade está na lista acima, isto não quer dizer necessariamente que você receberá os valores do programa social. O Ministério explica que a Dataprev ainda precisa realizar um pente fino para escolher os usuários que terão direito ao saldo. A triagem está acontecendo durante esta semana, e o resultado será divulgado dentro de mais alguns dias.

Caso a sua cidade não esteja na lista acima, também não há motivos para preocupação. De acordo com o Ministério da Cidadania, uma segunda janela de envio está sendo aberta neste mês de agosto. Assim, os municípios que não conseguiram enviar os dados naquela primeira oportunidade, poderão ter uma segunda chance.

Por causa deste processo de inscrição mais lento do que o normal, o calendário de liberação do auxílio-taxista começa um pouco mais tarde do que outros programas do Governo Federal. Enquanto o Pix Caminhoneiro faz seu primeiro pagamento já nesta terça-feira (9), o auxílio-taxista começa só a partir do próximo dia 16 de agosto.

Número de usuários

No final da última semana, o Ministério do Trabalho indicou que pouco mais de 300 mil taxistas devem receber o valor do primeiro lote de pagamentos do programa. O número considera apenas os trabalhadores desta primeira fase de envios.

Dessa forma, é possível adiantar que a quantidade total de atendidos será maior do que esta, já que a Dataprev ainda analisará a segunda rodada de envios. O Governo Federal deve fechar o número completo até o final deste mês.

Inscrição

Não é necessário realizar nenhum tipo de inscrição direta para ter direito ao auxílio-taxista. Esta fase de envio de informações envolve apenas as prefeituras e o Ministério da Cidadania. Ao motorista, resta apenas esperar pelo resultado.

De toda forma, uma dica importante é entrar em contato com a sua prefeitura para saber como o procedimento está acontecendo na sua cidade. Algumas gestões municipais decidiram fazer seleções próprias.

Calendário do auxílio-taxista

O Ministério do Trabalho já divulgou o calendário completo de pagamentos do programa auxílio-taxista. A primeira liberação é dupla e acontece já no dia 16. Ainda não há uma previsão de valor das liberações, mas a tendência é que cada família receba um patamar de R$ 1 mil.

1ª Parcela: 16 de agosto
2ª Parcela: 16 de agosto
3ª Parcela: 24 de setembro
4ª Parcela: 22 de outubro
5ª Parcela: 26 de novembro
6ª Parcela: 17 de dezembro

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.