AUXÍLIO GÁS: Novidade na Petrobras alerta e preocupa beneficiários

A Petrobras divulgou recentemente que implementará uma nova política de preço nos combustíveis, com base nas referências de mercado nacional. Essa mudança deve alterar não só o valor da gasolina, mas também do diesel e gás de cozinha (GLP).

Devido a isso, os beneficiários do Auxílio Gás têm expressado preocupação em relação às mudanças que podem afetar o benefício. No entanto, até o momento, não há informações oficiais sobre possíveis alterações no valor pago pelo programa social.

 Muitas famílias beneficiadas pelo auxílio enfrentam dificuldades para arcar com o custo do gás de cozinha, um item essencial na preparação de alimentos. O valor do benefício corresponde a 100% da média nacional de preços do botijão de gás de 13kg.

Criado durante a gestão de Jair Bolsonaro e mantido no governo de Lula, o cálculo do benefício é feito com base na última avaliação realizada pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Até o momento, aguarda-se por informações oficiais que esclareçam se haverá alterações no valor do Auxílio Gás, com o intuito de trazer tranquilidade aos beneficiários que dependem desse auxílio para garantir a subsistência de suas famílias.

Neste sentido, os beneficiários devem ficar atentos a comunicados do Governo Federal.

Calendário de pagamento do Auxílio Gás

O governo anunciou as datas de pagamento do Auxílio Gás em junho de 2023. Após um mês de pausa, o benefício será novamente disponibilizado a quase seis milhões de pessoas a partir do próximo mês. Veja a seguir o cronograma de pagamento: 

NIS final:Data de pagamento:
117/06
220/06
321/06
422/06
523/06
624/06
727/06
828/06
929/06
030/06

Essa iniciativa tem um impacto significativo na vida das famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica, que muitas vezes enfrentam dificuldades financeiras para arcar com o custo do gás de cozinha, um item essencial para a preparação de alimentos.

O Auxílio Gás proporciona um alívio financeiro e contribui para a segurança alimentar dessas famílias, permitindo que elas utilizem seus recursos financeiros limitados para outras necessidades básicas.

Veja como receber o benefício 

Para receber o benefício, as famílias devem estar inscritas no Cadastro Único. Para facilitar esse processo, é possível realizar um pré-cadastro online utilizando o aplicativo correspondente, disponível gratuitamente para dispositivos Android e iOS.

Após a conclusão do pré-cadastro, é preciso comparecer a uma unidade do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) em um prazo de até 120 dias para finalizar a inscrição, levando consigo todos os documentos exigidos.

Cabe salientar que os documentos necessários para receber o Auxílio Gás podem variar de acordo com a situação de cada grupo familiar. No entanto, geralmente são solicitados o CPF de todos os membros da família, carteira de identidade (RG), comprovante de residência e comprovante de renda.

Além da renda, existem grupos específicos que têm prioridade no acesso ao Auxílio Gás. Entre esses grupos, podemos citar mulheres vítimas de violência doméstica e pessoas que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Essa prioridade é definida como forma de amparar aqueles em situações de maior vulnerabilidade. É possível obter mais informações sobre o benefício nos canais oficiais do Ministério do Desenvolvimento Social.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.