Auxílio Gás em abril: Consulte o calendário e as atualizações para o valor da nova rodada

Confira os principais pontos do benefício

Vamos abordar atualizações importantes sobre a nova rodada do Auxílio Gás. Cabe lembrar que neste mês não tivemos um novo repasse do referido auxílio, mas isso não quer dizer que o benefício está suspenso. Assim, ele volta efetivamente em abril.

Siga a leitura para conhecer as regras do pagamento e consulte o calendário.

Auxílio Gás tem pagamentos bimestrais

Antes de tudo, é preciso pontuar que os depósitos do Auxílio Gás ocorrem a cada dois meses, e como a última rodada foi em fevereiro, isso explica o fato de não haver repasses agora em março.

Em relação ao valor, o governo federal sinaliza que a regra permanece a mesma. Ainda mais, é interessante citar que a apuração dos preços é responsabilidade da Agência Nacional de Petróleo (ANP).

A saber, originalmente a lei que instituiu o benefício estabelece que o depósito corresponda a 50% do preço médio do gás de cozinha de 13kg no país, considerando os últimos 6 meses.

Então, na gestão anterior, o governo decidiu aumentar o valor do repasse, para uma quantia que representasse 100% da média do produto. E esse “valor em dobro” foi mantido na gestão do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Inclusive, para se ter uma ideia do que está por vir no próximo depósito, é valido citar que em fevereiro, o pagamento do Auxílio Gás no Caixa Tem foi de R$ 102. Na rodada anterior, foi de R$ 104.

Assim, já é possível ter em mente um valor base para o próximo mês.

Calendário do Auxílio Gás

Para quem não está familiarizado, cabe destacar que os pagamentos do Auxílio Gás são realizados com o mesmo cronograma utilizado para o Programa Bolsa Família.

Desse modo, ficam sob a responsabilidade da Caixa Econômica Federal, e acontecem de acordo com o dígito final do Número de Identificação Social (NIS) do beneficiário.

  • NIS de final 1 – 17 de abril;
  • NIS de final 2 – 18 de abril;
  • NIS de final 3 – 19 de abril;
  • NIS de final 4 – 22 de abril;
  • NIS de final 5 – 23 de abril;
  • NIS de final 6 – 24 de abril;
  • NIS de final 7 – 25 de abril;
  • NIS de final 8 – 26 de abril;
  • NIS de final 9 – 29 de abril;
  • NIS de final 0 – 30 de abril.

Benefício contempla menos famílias

Por fim, vale citar que apesar de utilizar o mesmo calendário do Bolsa Família, o Auxílio Gás não é realidade para todos os beneficiários deste programa social.

Afinal, em fevereiro, por exemplo, foram cerca de 5,5 milhões de famílias contempladas com o benefício que ajuda na compra do gás de cozinha, enquanto que para o Bolsa Família, o alcance foi de aproximadamente 21 milhões de famílias.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.