Auxílio emergencial: quase 70 milhões se beneficiaram em 2021, diz Governo

De acordo com informações do Governo Federal, quase 70 milhões de pessoas se beneficiaram com os pagamentos do Auxílio

Quase 70 milhões de brasileiros se beneficiaram com os pagamentos do Auxílio Emergencial este ano. Pelo menos essa é a projeção do Governo Federal. De acordo com o Palácio do Planalto, esse é o número de pessoas que de alguma forma usaram o dinheiro do benefício até este presente momento.

No entanto, vale lembrar que esta conta do Governo leva em consideração não só as pessoas que receberam o dinheiro do projeto até aqui. Eles também colocam nesta equação as famílias destes brasileiros. Isso porque eles consideram que esses cidadãos que moram com os beneficiários também usaram a quantia.

De acordo com o Ministério da Cidadania, o número de brasileiros que de fato receberam o Auxílio Emergencial este ano está na casa dos 39 milhões. Foi com esse montante que os pagamentos começaram ainda no último mês de abril. De lá para cá, no entanto, essa quantidade de beneficiários diminuiu depois dos cortes.

Esse número é portanto bem menor do que aquele que o próprio Governo Federal registrou no ano passado. Em 2020, ainda de acordo com o Ministério da Cidadania, cerca de 70 milhões de pessoas receberam o dinheiro do benefício. E aqui não se leva em consideração os familiares dos usuários, e sim apenas os cidadãos que receberam a quantia de fato.

Vale lembrar que no ano passado o Governo Federal permitia que até dois indivíduos em uma mesma família recebessem o dinheiro do projeto. Esta foi portanto uma das regras para a versão deste ano. Agora, de acordo com o Ministério da Cidadania, apenas um cidadão pode receber a quantia por casa.

Auxílio Emergencial

De acordo com informações oficiais, o Governo Federal começou os pagamentos desta nova versão do Auxílio ainda em abril deste ano. Isso aconteceu portanto depois de três meses de um hiato sem liberações do dinheiro.

Segundo os dados do projeto, os valores deste ano são notadamente menores do que os do ano passado. Agora, os montantes variam entre R$ 150 e R$ 375 a depender da pessoa. As mães que são chefes de família, por exemplo, recebem esse valor maior.

Hoje, cerca de 37 milhões de brasileiros recebem esse dinheiro. Esse número, no entanto, tende a diminuir nos próximos meses. É que o Dataprev deve seguir realizando análises em todas essas contas para tentar evitar fraudes.

Prorrogação

Há algumas semanas o Governo Federal anunciou a prorrogação do Auxílio Emergencial por mais três meses. Com isso, o programa que iria durar até julho, agora deve seguir até, pelo menos, o próximo mês de outubro.

Logo depois, o plano do Governo é colocar em ação o novo Bolsa Família. O programa vai passar portanto por uma remodelação. Eles querem inserir mais beneficiários. Além disso, eles também querem aumentar os pagamentos médios do benefício.

O Governo, no entanto, ainda precisa confirmar essas informações oficialmente. É que de acordo com as informações de bastidores, o Palácio do Planalto ainda não bateu o martelo sobre uma série de definições. Pelo menos é isso o que se sabe até aqui.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.