Por Estado: AC | AL | AM | AP | BA | CE | DF | ES | GO | MA | MG | MS | MT | PA | PB | PE | PI | PR | RJ | RN | RO | RR | RS | SC | SE | SP | TO | NACIONAL

Auxílio Emergencial : Governo busca saída legal se tiver que estender benefício

O ministro da Economia, Paulo Guedes, já revelou que o Governo Federal não trabalha com a possibilidade de prorrogar o auxílio emergencial até 2021. Mesmo assim, a equipe econômica do governo já estuda uma forma de estender o auxílio para o caso dos efeitos da pandemia do novo coronavírus ganharem força novamente no início de 2021.

Segundo Guedes, no caso de uma segunda onda da pandemia no Brasil, o governo já sabe quem são os beneficiários que “realmente precisam” continuar recebendo o auxílio emergencial.

O principal dilema entre a equipe econômica é encontrar uma forma de pagar a prorrogação do auxílio sem furar o teto de gastos, nome da regra que proíbem que os gastos do governo cresçam em ritmo maior do que a inflação.

Na primeira prorrogação de R$ 600 e na prorrogação de R$ 300 o governo precisou ceder, pois ainda não havia sido lançado um novo programa social. Até agora, o Renda Cidadã ainda não encontrou forma de financiamento e ainda não saiu do papel.

A emenda constitucional do teto de gastos permite que seja utilizado crédito extraordinário, fora do limite desta regra, para que o governo utilize despesas urgentes e que não eram previstas. Com o fim do auxílio programado para dezembro de 2020, surge a dúvida se o expediente poderá ser utilizado mais uma vez.

Se o Congresso Nacional aprovar a prorrogação do auxílio, sem utilizar o crédito extraordinário, os gastos com o programa serão no teto de gastos no espaço orçamentário. De acordo com o Estadão, a Secretaria de Orçamento do Ministério da Economia avaliou que a prorrogação do programa não pode ser feita com crédito extraordinário após o fim do estado de calamidade pública e do “orçamento de guerra”, utilizado durante a pandemia.

Paulo Guedes trabalha para barrar a prorrogação, pois afirma que o governo não tem dinheiro para continuar gastando com o auxílio.

‘Ninguém vive dessa forma’, diz Bolsonaro sobre prorrogação

Nesta semana, em declaração em Foz do Iguaçu, no Paraná, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a negar a proposta de prorrogação do auxílio emergencial para o ano de 2021. Atualmente, o benefício está sendo pago no valor de R$300 e seguirá até 31 de dezembro.

“Nada mais dignifica o homem do que trabalho, é o que nós precisamos. Temos internamente os nossos problemas, ajudamos o povo do Brasil com alguns projetos, por ocasião da pandemia. Você [Benítez] fez o mesmo no Paraguai, aqui do lado. Alguns querem perpetuar tais benefícios, ninguém vive dessa forma, é o caminho certo para o insucesso”, disse Bolsonaro ao lado do presidente do Paraguai, Mario Abdo Benítez.

O evento teve a maioria das autoridades presentes, incluindo Bolsonaro e o governador da Paraná, Ratinho Jr. (PSD).

Na semana passada, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) admitiu que não espera prorrogar o auxílio emergencial. O presidente disse ainda que torce para que o coronavírus esteja “de partida” do país. A declaração foi dada para um grupo de apoiadores que estava em frente ao Palácio da Alvorada.

Leia Também:

Está "bombando" na Internet:

Acesse www.pensarcursos.com.br
25 Comentários
  1. Marilei Antunes de abdon Diz

    Sou mãe de 4 filhos menores de 10 anos não tenho bolsa família pois sempre consegui manter a casa sem precisar dele…
    Infelizmente veio a pandemia, ninguém contrata mais,as contas acumulam, fazer uma simples feira é decidir se comemos carne (geralmente galinha) ou apenas verduras e ovo o mês inteiro.
    A cesta básica com crianças pequenas não dura o mês inteiro 😔.
    Aluguel, gás, água, luz e comer virou um desafio, esse Natal será sofrido.
    Já cortei quase td, não há emprego!!!
    Oq fazer quando não conseguir mais pagar as contas? quando não conseguir mais suprir a alimentação diária dos meus filhos?
    Já cortei o café da manhã,o da tarde estou quase fazendo fogo na rua para economizar o gás.oque faço?

  2. Ana Diz

    E como vamos começa a trabalha se as Impresa não estão contratando.. Vcs não tão preocupado com os brasileiro.. Tem a verbinha alta. Bando de ladrão. Quem afunda o Brasil e os políticos corruptos não e a esmola q vcs dão para as família escapar não. Enquanto isso nós ta no desespero sem trabalho e poupando a comida dentro de casa pq um arroz custa 5.50 um óleo 10.80 a energia ta alta. Ta tudo caro. E nós nas mãos de políticos corruptos.

  3. Maria jose Diz

    Ninguém dá emprego o pobre com o vírus solto, quando o pobre bate na porta o empregador nem atende com medo de ser contaminado. Se esse auxílio não for prorrogado já para janeiro 600 reais o que será dessas pessoas pobres?????? A fome e o vírus já Tá acabando com o povo nordestino. Bolsonaro tera coração, vacina o povo e prorrogue auxilio mergencial logo pra janeiro nada de 300 mais sim de 600 o nordestino tá morrendo . Seja humano.

    1. Antônio Carlos Pereira da Silva Diz

      O governo não tem que saber quem merece ganhar o auxílio não tem que liberar a vacina pq nois trabalhadores temos disposição para trabalhar sem vacina ninguém dá emprego pra ninguém

  4. José Garcia Diz

    BANDIDOS! VAGABUNDOS! LADRÕES!

  5. Carlos Alberto Diz

    No Nordeste o desespero já tá a vista, pais desempregados, sem comida na mesa, famílias já passando necessidades sem ter como pagar uma conta de águas luz, de fazer uma feira, é de doer, se esse governo não estender esse auxílio emergencial o povo do Nordeste vão morrer de fome, famílias sendo destruídas sem ter nada na mesa, 300 reais é uma esmola, o certo seria 600 reais pra essa gente sofredora até que todos sejam vacinados e com isso a vida voltei normal. Se o governo não prorrogar esse auxílio não sei o que pode acontecer aqui no Nordeste. Tá de fazer dó a situação desses brasileiros nordestinos.

  6. José Garcia Diz

    O engraçado é que para dar essa esmola de 300 reais , o “presidente” e sua corja de corruptos, ladrões e vagabundos dizem que não tem dinheiro, mas para dar 4.000 de auxílio reclusão para assassinos, traficantes e estupradores eles tem, isso mostra que somos governados bandidos, falam que temos que trabalhar mas cadê a porra do trabalho, estou sem trabalho desde março. Me de uma vaga para servir cafezinho para vocês, sei que o salário é bom. Muito obrigado! BANDIDOS!

  7. Joselia Diz

    É preciso ficar mais um pouco pq não tem trabalho e tá tudo muito caro , se tirar agora muito gente vai passar fome . Pq o negócio tá feio viu jesus tem misericórdia de nós

  8. Lucimar Lins de souza Diz

    Não tem empregos, comida está um absurdo ,tudo caro , vacina ainda não saiu e pelo jeito nem tão cedo vem , e eles não querem nem saber , quer tirar o único sustento q nós temos, nem todo mundo gasta com bebidas enquanto isso eles estão com as contas , as mesas e os armários cheios e nos passando fome , abutres

  9. Tony Coelho Diz

    Não tem emprego,o vírus voltando com mais força,ou VC morre do vírus ou de fome..Dinheiro para essa corja não falta,tem de continuar com o auxílio sim.

  10. Adriana Nogueira Diz

    Não querem prorrogar o auxílio e não deixam o povo trabalhar ,querem o que então mata todo mundo de fome ..

  11. Pricila LORETTI Tavares Diz

    Fato é que muita gente está sim vivendo dessa forma. Não é o ideal, mas é o que temos para hoje na falta de empregos formais. O auxílio emergencial é o que permite ao beneficiário pagar parte de suas despesas fixas. Com ele ainda é possível investir em produção de serviços ou produtos para multiplicar essa renda. Sem ela fica muito difícil até para assegurar as necessidades básicas.

  12. Renata de oliveira Diz

    Esse Paulo Guedes e bolsonaro fala como se fosse fácil pra eles que tem dinheiro 💸 no bolso pra eles não precisa mais as pessoas de família que tem pouca renda pra sustentar a família tudo subindo tudo caro eles tem que liberar sim o auxílio emergencial sim não tem que não querem tem que continuar o auxílio emergencial sim

  13. Maria Luiza da Conceição Diz

    Sim.concordo com Bolsonaro que o trabalho dignifica o ser humano mas a vida neste momento é de muita cautela. Todos nós queremos trabalhar.nao somos acomodados aqui na mi ha 🏠 perdemos muito mais do que ganhamos com o auxílio seja alugar imóvel sena algum investimento que auxiliava o sustento da 🏠 e principalmente na área da saúde gastamos muito.vidas foram ceifadas eu pergunto? Eu preferia como antes do que precisar do auxílio, todos nós de alguma maneira perdeu muito. Uns mais outros menos.tudo parado o 🏦 abaixou os juros a inflação está em alta o dinheiro mal dá para sobreviver, não tem trabalho, ninguém aluga nada nossa vida está limitada. Devemos pagar nossos impostos em dia com o governo não depender de nada ZX não queremos ser acomodados um peso é muito humilhação.simplesmrnte é fato queremos retornar a nossa vida de volta nós estamos parados sem um caminho a seguir, o povo brasileiro é um povo de guerra de fé força não queríamos passar por tudo isso mas aconteceu

  14. S∆NDRÃO Diz

    😏 ” PQP! SÓ CONVERSA FIADA E NADA DE SOCORRER O POVÃO; BANDO DE INÚTEIS MDS; O MAIS IMPRESSIONANTE É QUE OS SALÁRIOS DESSES INÚTEIS ESTÃO EM DIA E TERÃO UM NATAL FARTO COM SEUS FAMILIARES E TODA SUA CORJA DE VAGABUNDOS; JÁ O POVÃO FUDIDO E PASSANDO FOME COM SUAS FAMÍLIAS; DEU PRA ENTENDER A GRANDE DIFERENÇA GENTE..?” SÓ HIPOCRISIA MAIS NADA.! BANDO DE INÚTEIS… 👊☣️⚠️

    1. Lucimar Lins de souza Meu Diz

      Vc me resumiu , eles só pensam nos bolsos deles , o salário deles além de ser alto ,estão em dia , bando de abutres

    2. José Garcia Diz

      Disse tudo, parceiro! Bando de bandidos e vagabundos

  15. Polaka Diz

    Se não auxilio emergencial, então crie frentes de trabalho, o que não dá pra ficar é sem dinheiro pra comprar comida, água e energia e o aluguel.

  16. Maria Nazaré Pereira da silva Diz

    A pandemia não acabou não minha gente aqui em Pernambuco ta é piorando e esse presidente falando q não vai prorrogar nois vamos viver como individados é? tenham mais coração pelos pobres desempregados

  17. Rita De Cassia Da Fonseca Ferreira Diz

    Verdade quanta gente nao precisa tenho um primo que tem 40 anos nao trabalha nao faz nada e pega auxilio e gasta tudo em cachaça ainda vem e se abanca na casa da gente achando que temos obrigaçao se aparece um bico pra fazer nunca quer porque diz que quer carteira assinada e acaba pegando esse auxilio e jogando fora em bebida todos os dias e trabalha que e bom nao quer tem a casa dele deixou corta luz agua teve mes que ele pegou 1.200 de auxilio e pois tudo fora ai agora que e a ultima parcela que sabe que nao vai pega mais ja veio pra nossa casa pra garantir e a casa dele fechada sem agua e luz passa o dia deitado ou bebendo

  18. Creusa Honorino Diz

    É facil dar auxilio a quem gaste com banalidades e os coitados dos aposentados sem ter direito a um auxilio, que seria o décimo quarto salário, já que final de ano não terão o décimo terceiro, isso sem ao menos terem pedido que fosse antecipado.Creusa Honorino

  19. fernandaa Diz

    Acho q deveria achar um jeito de prorrogar sim muita gente tá assando e comendo com esse dinheiro q não conseguiu emprego ainda pagando aluguel atrasado água e energia aq mesmo em Maceió só foi perdoado por um mês a conta de energia pra o bolsa família e pra mais ninguém e tem muita gente q não tem o bolsa e são diarista gente vamos pensar no nosso próximo.

    1. ILHÉUS-BAHIA Diz

      😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭

      1. Kelly Dilene pasetti Diz

        Exatamente disse td o salário deles está garantido !
        Não é questão de ser vagabundo e não querer trabalhar 😠 poxa sou o exemplo disso sempre fui batalhadora aí venho esse vírus perdi emprego , perdi Free Lancer fui contaminada duas vezes uma delas foi assim que os bares voltaram , fui fazer free Lance e peguei o covid e pior depois de entregar mil currículos fui chamada e advinha estava com o vírus a empresa entrou em contato com ministério da saúde e eu me ferrei várias tentativas e nada d trabalho aí vem o presidente e fala que desse jeito não dá q o povo que não quer trabalhar aaaa por favor né ! Mas Bolsonaro deixa o povo sem assistência sem free Lance TD fechado bandeira laranja pra TD lado e se esconda pq o povo vai enlouquecer e o problema te garanto q não vai ser o covid e sim as mortes pela sobrevivência da falta de comida e moradia.

    2. Rosinéia Fernandes Diz

      Deveria continuar sim,até a vacina sair as pessoas de baixa renda vão viver como? eu acredito que pode morrer do vírus ou de fome e preucupacao por não poder pagar suas contas tenha misericórdia e repense presidente,agrademos muito até agora pelo que fez, mais peço em nome de todos que precisa olha pra o nosso Brasil porque se não os pedintes nas ruas vão aumentar isto sim.com.todo respeito peço que repense o que fazer por todos nós…Deus abençoe

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.